O segundo time do Borussia Dortmund está causando sensação como um estreante na terceira divisão. O sucesso do BVB II em breve também poderá beneficiar a primeira equipe.
O "canteiro" de Dortmund nunca foi conhecido como a grande fábrica de talentos do BVB. Joias como recentemente Youssoufa Moukoko ou uma vez que Mario Götze subiu diretamente do Borussia U19 para as estrelas da Bundesliga. Os mais talentosos não precisam dar o passo intermediário via segunda representação, pois como ele é incorporado ao BVB apenas como uma estação entre a divisão júnior e os profissionais.
Claro, os fãs mais obstinados viram muitos jogadores do Red Earth nos últimos anos que mais tarde fizeram uma grande carreira. A trajetória do veterano do BVB, Marcel Schmelzer, começou ali, e o jogador da seleção nacional Marcel Halstenberg também jogou por dois anos no pequeno estádio ao lado do templo do futebol.
Mas agora há cada vez mais jogadores jovens que fazem sua estreia na Bundesliga por meio da equipe Sub-23. A permeabilidade no BVB é maior do que antes, o que não está apenas relacionado com a abordagem de Dortmund de dar aos jovens jogadores confiança e responsabilidade. Isso também se deve ao excelente trabalho do técnico Enrico Maaßen, que fez da sua equipe uma das melhores da terceira divisão até o momento. Após onze dias de jogos, o estreante está em segundo lugar.
Melhorar o intercâmbio entre o BVB e BVB II
Maaßen assumiu a equipe na Regionalliga West no verão de 2020 e continuou a desenvolvê-la a partir de então. Sua vantagem: o treinador pode atrair seus pupilos com a perspectiva de um dia jogar no estádio vizinho. Tendo em vista a idade média atual em torno de 21,4 anos, as perspectivas não são ruins para alguns.
Qual talento do BVB tem maior probabilidade de ser um grande avanço entre os profissionais?
"Queremos jogar um futebol de sucesso e preparar o maior número possível de jogadores para o salto para o topo", Maaßen havia delineado recentemente o objetivo de seu trabalho no "Kicker". Seu intercâmbio com Marco Rose, o treinador de talentos Otto Addo e o novo Diretor Técnico Edin Terzic é muito próximo.
A ideia: se Rose precisa de novos jogadores devido a lesões ou por razões de controle de estresse, ele pode recorrer aos protegidos de Maassen sem uma grande diferença de qualidade. Se um talento se provar, continua permanentemente sob o comando de Rose.
Papadopoulos faz sua estreia com Rose
Depois de Steffen Tigges e Ansgar Knauff darem o salto para os profissionais na temporada passada e serem recompensados com algumas aparições na Bundesliga, Marco Rose também ajudou um jogador sub-23 a fazer sua estréia. Antonios Papadopoulous teve permissão para farejar o ar da Bundesliga por alguns minutos na primeira rodada, já que vários zagueiros se machucaram.
Desde então, o especialista defensivo, que disputou a terceira divisão pelo Halleschen FC em anos anteriores, tem sido uma constante na segunda equipe. No sistema 3-4-2-1 preferido de Maassen, ele geralmente pega a parte certa na sequência de três.
Já Abdoulaye Kamara, de 16 anos, que surpreendeu os executivos do BVB e a superestrela Erling Haaland nas poucas semanas desde sua saída da equipe Sub-19 do PSG, poderá dar o salto em breve. Na seleção júnior de Dortmund, o francês é simplesmente desafiado, de modo que é apresentado à dureza e intensidade dos homens o mais rápido possível. Kamara se sente em casa em quase todas as posições no meio-campo e deve comemorar em breve sua estréia como titular na terceira divisão.
Kamal Bafounta (19) também é considerado um talento promissor no elenco de Enrico Maassen. O francês lutou contra lesões no início da temporada e só se recuperou na quinta-feira, na derrota por 3 a 0 no amistoso contra o AS Eupen. O meio-campista, contratado do Nantes em 2018, está autorizado a treinar com a equipe principal do BVB durante a pausa internacional.
O exemplo de Tobias Raschl mostra que o caminho para se tornarem profissionais pode ser bastante difícil. O jovem de 21 anos teve permissão para treinar com os profissionais desde o início e fazer a preparação para o verão. Mas ele nunca foi além de uma aparição na Bundesliga na temporada 2019/20, de todas as coisas no 0: 4 contra o Hoffenheim. A competição no meio-campo central é simplesmente muito grande.
Para o BVB II, porém, o versátil meio-campista é um dos pilares mais importantes da equipe. Ele sublinhou o seu valor na mais recente vitória por 2-0 sobre o Würzburger Kickers, ao servir um gol e uma assistência.
Não se pode descartar que Raschl terá outra oportunidade de estágio nos próximos meses e retornará à Bundesliga. Então o BVB II teria provado sua reputação como uma nova fábrica de talentos mais uma vez.