Texto por Colaborador: Redação 09/03/2023 - 23:58

A amarga eliminação do Borussia Dortmund da Liga dos Campeões no início da semana ainda reverbera dias depois. De acordo com Dietmar Hamann, o BVB foi enganado no progresso. O especialista em TV sugere escolher a forma de protesto.

Apesar da vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o Borussia Dortmund teve que desistir após a derrota por 2 a 0 no jogo de volta contra o Chelsea na noite de terça-feira e enterrar o sonho de chegar às quartas de final. O principal motivo: Uma decisão de pênalti muito discutida contra o BVB.

O árbitro Danny Makkelie marcou o pênalti logo após o início do segundo tempo após a intervenção do árbitro de vídeo. O lateral do Dortmund, Marius Wolf, estava com a bola na mão, mas o chute foi disparado em cima da hora, o braço do jogador de 27 anos foi esticado. Uma típica "decisão-tedenciosa", que Makkelie interpretou em detrimento do Dortmund e apontou para o ponto. Uma circunstância que irritou Dietmar Hamann.

"Quanto à eliminação do Dortmund, devo dizer claramente: o BVB foi enganado. Se o Dortmund teria progredido contra o Chelsea sem o pênalti repetido, ninguém sabe. Mas nunca foi pênalti e o VAR não deveria ter intervindo porque o árbitro estava marcando cinco metros de distância", explicou o comentarista em TV em sua coluna no "Sky".

"O VAR não deveria ter mandado o árbitro sair e Makkelie não deveria ter mudado de ideia porque não era pênalti. E o VAR não deveria ter mandado repetir a cobrança de pênalti", continuou Hamann, que até consultou o livro de regras. Consequentemente, a corrida ligeiramente anterior de Salih Özcan para os dezesseis não deveria (também) ter levado à repetição do (primeiro) pênalti que o Chelsea Kai Havertz havia perdido na primeira instância.

Hamann: "Uma grande chance" foi tirada do BVB

De qualquer forma, Hamann aconselhou o BVB a não deixar a coisa toda por conta própria. "Não quero me aprofundar muito na jurisdição esportiva, mas minha pergunta seria por que não há como protestar se houver uma violação clara das regras? Talvez alguém deva fazê-lo", disse o profissional de 49 anos um apelo aos responsáveis do Borussia.

A razão para isso é óbvia para Hamann: "O BVB teve negada uma grande oportunidade de chegar às quartas de final. Quem sabe quando essa oportunidade surgirá novamente?"

Embora ainda existam alguns grandes calibres, também existem times vencíveis. "O Frankfurt mostrou no ano passado na Liga Europa o que é possível quando um time está em alta ou jogando freneticamente", disse Hamann. O BVB agora foi privado dessa oportunidade.

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

64 pessoas já votaram