Texto por Colaborador: Redação 13/10/2024 - 00:10

A nova contratação, Yan Couto, não começou muito bem nos primeiros dois meses no Borussia Dortmund. Dois problemas em particular atrasaram o ritmo do brasileiro até agora.

Por empréstimo, Yan Couto foi contratado em definitivo pelo Borussia Dortmund. O motivo da compra não é o desempenho anterior do lateral-direito, mas sim uma cláusula de 20 milhões acordada com o Manchester City, que entra em vigor após um determinado número de jogos e já foi ativada.

O desempenho de Couto, por outro lado, ainda oferece muito espaço para melhorias. No jogo ofensivo, o brasileiro (quatro partidas internacionais) já deu diversas dicas de seu grande potencial. No entanto, o trabalho defensivo de Couto, em particular, tem atraído críticas nos sete jogos que disputou até ao momento (330 minutos, uma assistência).

Contra o Union Berlin (1 a 2), por exemplo, o jovem de 22 anos foi notado com muitas perdas de bola. De acordo com uma reportagem do 'Ruhr Nachrichten', o BVB espera que Couto "reduza o número de seus erros e, ao mesmo tempo, desenvolva uma melhor compreensão da tão necessária resiliência".

Para Couto, a resistência física na Alemanha e o “nível de fisicalidade sem precedentes” foram uma “mudança enorme”, segundo o 'Ruhr Nachrichten', citando o ambiente dos jogadores. Pela primeira vez, Couto faz treinos especiais de força, o que não acontecia no Brasil e, mais recentemente, na Espanha, no Girona.

Segundo o 'Ruhr Nachrichten', o segundo grande problema para o recém-chegado é a barreira linguística. Couto mal fala inglês e, de qualquer forma, não fala alemão. Ele agora recebe aulas de inglês três vezes por semana. As etapas necessárias para ajustar o motor Couto ao máximo desempenho foram iniciadas.

 

via bvbwild