Texto por Colaborador: Redação 01/10/2024 - 17:57

Um hat-trick espetacular no primeiro tempo do atacante alemão Karim Adeyemi ajudou o Borussia Dortmund a destroçar por 7 a 1 o Celtic no Signal Iduna Park, que continua sem vencer em nove jogos da Liga dos Campeões da UEFA (UCL) contra adversários alemães.

O Borussia começou exatamente com o mesmo time que havia derrotado o Bochum por 4 a 2 no campeonato quatro dias antes. Giovanni Reyna (falta de treino) e Donyell Malen, que estava doente, não estiveram disponíveis. Marcel Sabitzer voltou a estar em forma e ficou no banco no início do jogo. O BVB cambaleou em uma formação 4-2-3-1, puxando os laterais para a frente na preparação, enquanto Can muitas vezes caiu entre os zagueiros centrais, de modo que o Borussia então construiu um 3-3-4 . O Celtic jogou num sistema 4-3-3, foi largamente orientado para o ataque e deixou muito espaço na defesa para os Pretos e Amarelos, que jogaram neste terreno à vontade.

Em um começo emocionante para seu quinto confronto europeu, Die Borussen subiu para uma liderança de 2-1 em 11 minutos cheios de ação contra um time do Celtic sem vitórias fora de casa na UCL desde 2017. O drama começou quando Kasper Schmeichel viu amarelo por derrubar Jamie Bynoe-Gittens na área, enquanto Emre Can calmamente converteu o pênalti subsequente no meio da rede. O Celtic respondeu quase instantaneamente quando um lapso de concentração dos aurinegros permitiu que Daizen Maeda entrasse furtivamente para um empate de curta distância. Mas o Dortmund rapidamente recuperou o controle, com o chute desviado de Karim Adeyemi aninhado no canto esquerdo, acendendo rugidos do Muro Amarelo.

De volta ao controle de cruzeiro, os homens de Nuri Şahin foram para quase matar o jogo antes do intervalo, com Adeyemi roubando os holofotes. O alemão ganhou sua dobradinha com um chute na ponta da área que Schmeichel lutou para afastar, pois a bola acertou o canto superior, antes que a noite só piorasse para os Bhoys. Mais um pênalti foi concedido pelo Celtic, desta vez por um desafio ruim de Arne Engels em Adeyemi, permitindo que Serhou Guirassy avançasse e acertasse a bola parada no canto esquerdo. O ex-atacante do Red Bull Salzburg então fechou um brilhante hat-trick com um fantástico chute rasteiro de fora da área para fazer 5 a 1.

O heroísmo de Adeyemi no primeiro tempo preparou o cenário para uma noite de conto de fadas, mas, a poucos minutos do segundo período, o roteiro sofreu uma reviravolta cruel quando o goleador apareceu com uma lesão muscular. Sua saída fez pouca diferença, já que a defesa adormecida de Brendan Rodger sofreu um sexto gol no minuto 66. Recebendo o passe de Nico Schlotterbeck, Guirassy marcou seu quinto gol em quatro jogos com uma finalização bem executada após errar um defensor no primeiro poste.

Por mais que o Hoops tentasse reduzir a diferença, ela só piorou. Momentos depois de acertar a trave, o Celtic viu o esforço de Felix Nmecha de dentro da área entrar no canto inferior esquerdo a 11 minutos do fim, coroando a segunda derrota mais pesada dos visitantes na Liga dos Campeões e infligindo sua primeira derrota competitiva em 16 jogos. O Dortmund de Nuri Şahin estendeu sua sequência invicta em casa na UCL para 12 jogos com a vitória magnífica, tendo agora vencido suas últimas cinco partidas competitivas em casa por uma margem de 2+ gols.

FICHA

Bor. Dortmund: Kobel – Couto (61º Bensebaini), Anton, Schlotterbeck, Ryerson – Can, Groß (61º Nmecha) – Adeyemi (48º Duranville), Brandt (61º Beier), Gittens – Guirassy (70º Sabitzer)

Celtic: Schmeichel - Johnston (86. Ralston), Trusty, Scales, Taylor (46. Valle) - McGregor - Engels, Bernardo (46. Hatate) - Kühn (63. Yang), Furuhashi (63. Idah),

Gols: 1:0 Can (7º, pênalti, Schmeichel para Gittens), 1:1 Maeda (9º, Engels), 2:1 Adeyemi (11º). , Brandt), 3:1 Adeyemi (29º, Schlotterbeck), 4:1 Guirassy (40º, pênalti, Engels para Adeyemi), 5:1 Adeyemi (42º), 6:1 Guirassy (66', Schlotterbeck), 7: 1 Nmecha (79', Duranville)