Texto por Colaborador: Redação 22/11/2025 - 13:40

O Borussia Dortmund iniciou a fase final do ano de 2025 com oito jogos oficiais em quatro semanas e começou com um empate por 3 a 3 diante do Stuttgart na 11ª rodada da Bundesliga. No Signal Iduna Park lotado, com 81.365 torcedores, o BVB abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo com gols de Emre Can, de pênalti, e Maximilian Beier, mas voltou a ceder a reação do adversário. Depois de ver Undav diminuir logo no início da etapa final, o Dortmund sofreu o empate aos 70 minutos, retomou a vantagem com Adeyemi aos 89 e acabou levando o 3 a 3 nos acréscimos, novamente com Undav.

O Dortmund teve dificuldades nos minutos iniciais e só passou a controlar mais o jogo depois dos 20 minutos. Em sua primeira chegada clara, o time abriu o placar em cobrança de pênalti convertida por Emre Can após falta de Undav na área. Pouco antes do intervalo, Beier ampliou no rebote após defesa de Nübel, levando o BVB ao vestiário com 2 a 0.

Logo no início do segundo tempo, Undav marcou após cruzamento da esquerda e recolocou o Stuttgart no jogo. Os visitantes empataram aos 70 minutos em cobrança de escanteio que terminou novamente com finalização de Undav. Nos minutos finais, Adeyemi devolveu a vantagem ao BVB após contra-ataque iniciado em seu próprio campo, mas o Stuttgart respondeu nos acréscimos, quando Undav marcou seu terceiro gol e garantiu o empate por 3 a 3.

Houve uma atmosfera rara e calma dentro do Signal Iduna Park nos primeiros 12 minutos, enquanto os torcedores permaneciam em silêncio em protesto contra as medidas de segurança mais rigorosas propostas dentro dos estádios alemães. A falta de barulho talvez tenha contribuído para um início sem graça até que Maximilian Beier fez o primeiro chute da partida com raiva, ao chutar por cima do travessão pouco antes dos 30 minutos. Minutos depois, os donos da casa tiveram a chance de abrir o placar de pênalti após o árbitro decidir que Deniz Undav havia empurrado Nico Schlotterbeck na área. O confiável Emre Can se destacou para converter um pênalti rasteiro, fora do alcance de Alexander Nübel, mantendo seu recorde perfeito de pênalti na Bundesliga.

Impulsionado pelo primeiro gol do Can desde março, o Dortmund rapidamente dobrou a vantagem apesar dos melhores esforços do Nübel. O goleiro do Stuttgart defendeu o chute de esquerda de Serhou Guirassy e reagiu com inteligência ao remanescente de Beier, mas este desviou para o gol vazio após a bola ter entrado em seu caminho. Após sofrer dois gols rápidos, o Stuttgart teria ficado grato pelo apito do Time para recuperar a compostura antes de pegar o Dortmund de surpresa, reduzindo a diferença em dois minutos após o reinício. Undav demonstrou um ótimo jogo de centroavante para segurar Can, que recebeu Bilal El Khannouss e fez um voleio inventivo por cima do ombro, superando a indefesa Kobel.

Os anfitriões acharam brevemente que tinham rapidamente restaurado a vantagem de dois gols com Serhou Guirassy, mas o ex-jogador do Stuttgart viu sua finalização calma anulada por impedimento. Undav aproveitou totalmente essa trégua, empurrando seu segundo gol na partida após Maximilian Mittelstädt cabecear um escanteio profundo em direção à zona de perigo. O esforço do Stuttgart parecia em vão quando Karim Adeyemi marcou no final após arrancar do seu próprio campo e se conectar com Beier. No entanto, o hábito do Dortmund de perder vantagem apareceu nos acréscimos, quando Undav se virou na área para virar a bola no primeiro poste, selando seu hat-trick e conquistando um ponto precioso para manter seu time em quinto lugar empatado em pontos com o Dortmund, que está em terceiro lugar.

FICHA & CURIOSIDADES

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram