Texto por Colaborador: 04/12/2021 -

O Bayern de Munique se defendeu do ataque do Borussia Dortmund e ampliou sua liderança na Bundesliga. A equipe do técnico Julian Nagelsmann conquistou o cume ao bater o campeão da Copa da Alemanha por 3 a 2 (2 a 1) neste sábado, ficando a quatro pontos à frente de seus adversários, três rodadas antes do final da primeira metade da temporada.

Robert Lewandowski (9º / 77º, penalidade de mão após chamada do VAR) e Kingsley Coman (44º) garantiram a sétima vitória competitiva de Munique contra seus arquirrivais consecutivos. Julian Brandt (5º) e Erling Haaland (48º) descontaram para o Dortmund.

O jogo principal diante de 15.000 espectadores não precisou de tempo de start-up. Jude Bellingham colocou Brandt no centro das atenções, o jogador habilmente deslocou Alphonso Davies e marcou para uma vantagem inicial.

Mas, os convidados apenas se sacudiram brevemente e revidaram no encontro intenso. Após um erro de Mats Hummels, Thomas Müller reclamou a bola e desligou para Lewandowski. O polonês não perdeu a chance diante do goleiro Gregor Kobel do BVB. Foi o 25º gol de Lewandowski contra seu ex-clube.

O segundo tempo começou tão rápido quanto o primeiro. Após um erro de Dayot Upamecano, Haaland enfiou a bola na rede que valeu a pena ver o empate. Foi seu 51º gol no 51º jogo da liga.

Os fãs chicotearam o BVB ruidosamente. Os duelos foram ficando cada vez mais intensos, era pura tensão. 

O técnico do BVB, Marco Rose, queria mais depois de uma hora e trouxe o atacante Donyell Malen para o Mahmoud Dahoud. Nagelsmann também mudou de equipe com Serge Gnabry e Jamal Musiala. Depois de um confronto infeliz com Upamecano, Brandt foi retirado do campo e, pouco depois, Lucas Hernandez, do Munique, também teve de cair lesionado após um bloqueio.

Depois de uma mão na bola discutível de Hummels, o VAR interveio, para a revolta dos auri-negros. Lewandowski converteu o pênalti. Foi o seu 118º gol fora na Bundesliga. Com isso, ele ultrapassou o antigo recordista Klaus Fischer. Rose protestou violentamente e viu o cartão do semáforo do árbitro Felix Zwayer.