Texto por Colaborador: Redação 17/08/2024 - 14:57

O Borussia Dortmund chegou à segunda fase da Copa da Alemanha. Na primeira partida oficial do novo técnico Nuri Sahin, o BVB venceu por 4 a 1 o modesto Phönix Lübeck.

40.000 dos 50.971 espectadores - um recorde de público para uma partida da primeira rodada da Copa da Alemanha! - eram pretos e amarelos. Eles viram um adversário comprometido e um BVB opressivamente superior, que aproveitou duas bolas paradas - Anton após um escanteio (3º), Can com um pênalti (31º) para levar uma vantagem de 2 a 0. Brandt aumentou a vantagem para 3 a 0 com um gol dos sonhos antes do intervalo. Ilonka comemorou o gol honorário da equipe da liga regional aos 55 minutos, que também teve azar três vezes! Duranville restaurou a diferença de três gols sete minutos depois.

O Phönix Lübeck, clube da Regionalliga, qualificou-se para a primeira fase principal da Copa da Alemanha como vencedor da Taça de Schleswig-Holstein, disputou esta competição pela segunda vez desde 1976 e declarou o jogo contra o BVB como o "jogo do século". A partida foi disputada no Volksparkstadion de Hamburgo.

No início da temporada, houve apenas pequenos problemas de desfalques no elenco. Apenas a nova contratação Serhou Guirassy (reabilitação após lesão no ligamento lateral) e Kjell Wätjen (problemas musculares) não puderam jogar. Com exceção de uma mudança, os mesmos onze começaram no fim de semana anterior na vitória por 2 a 0 sobre o Aston Villa: Julian Ryerson substituiu Yan Couto.

Apesar da abordagem corajosa do Lübeck, o BVB teve 91 por cento de posse de bola nos primeiros 25 minutos, mas inicialmente não conseguiu encontrar uma saída, marcando um gol cedo em uma situação de bola parada: Anton teve muito espaço após o escanteio de Groß e empurrou a bola por cima da linha no segundo poste para fazer 1 a 0. Menos de três minutos foram jogados.

O Borussia procurou, mas não encontrou nenhuma lacuna na defesa bem organizada, forte e entusiasmada do Lübeck. Foi só aos 30 minutos que Adeyemi rompeu após o passe de Brandt e sofreu falta na área por Ntika. Can converteu o pênalti e colocou no canto superior esquerdo para fazer 2 a 0. Brandt pegou uma bola longa, rebatida no fundo do seu meio-campo por Groß, com o pé direito de uma forma tecnicamente notável, girando e finalizando com o pé esquerdo.

Sahin não ficou satisfeito com o início do segundo tempo, apesar do domínio do BVB. Ele demonstrou sua frustração à beira do campo, e as dificuldades logo apareceram. O zagueiro Iloka foi pouco pressionado em duas ocasiões e acabou com caminho livre para chutar no canto esquerdo, sem chance para Meyer, que substituiu Kobel no intervalo (55'). Em resposta, Sahin fez três substituições (Malen, Duranville e Couto por Can, Gittens e Ryerson). Lübeck ganhou confiança, e Adou quase diminuiu a diferença ao acertar a trave com um chute forte (60').

Mas não ficou mais emocionante: Couto venceu quatro adversários no meio-campo, passou para a corrida de Duranville, que converteu com segurança e restaurou a vantagem de três gols com o gol para fazer 4 a 1 (62º). Beier, também suplente (69'), quase comemorou o seu primeiro golo com a camisola do BVB com o primeiro toque na bola, mas foi negado pelo goleiro (72').

Os confrontos para a segunda fase principal serão sorteados em 1 de Setembro no Museu Alemão do Futebol, em Dortmund, e disputados a 29 e 30 de Outubro. No primeiro jogo da Bundesliga da nova temporada, o BVB enfrentará o Eintracht Frankfurt no próximo sábado.

PHÖNIX LÜBECK 1x4 BORUSSIA DORTMUND

Phönix Lübeck: Leonhard – Bock, Iloka, Ntika, Sadrifar – Berger, Maiolo (84. Fritzsche) – Adou (75. Kurz), Obushnyi (46. Ajala-Alexis), Stöver (75. Ihde) – Kliti (61. Lesueur)

Bor. Dortmund: Kobel (46. Meyer) – Ryerson (59. Couto), Anton, Süle, Schlotterbeck – Can (59. Malen), Groß – Sabitzer, Brandt, Gittens (59. Duranville) – Adeyemi (69. Beier)

Gols: 1:0 Anton (3., Ecke Groß), 0:2 Can (31., Foulelfmeter, Ntika an Adeyemi), 0:3 Brandt (45.+1, Groß), 1:3 Iloka (55.), 1:4 Duranville (62., Couto)