Texto por Colaborador: Redação 10/12/2022 - 23:50

A pausa de inverno ainda nem começou e o BVB ainda tem que olhar para o verão. O que vem a seguir para o Borussia Dortmund? O objetivo no final da temporada é claro: chegar à Liga dos Campeões e chegar o mais longe possível nas competições da copa. Além disso, alguns contratos expiram no verão – o que pode levar a uma situação complicada na posição de atacante.

Um dos contratos expirados é o de Anthony Modeste. O BVB contratou o atacante para substituir Sébastien Haller - com contrato de um ano. Tendo em vista o seu (“não”) desempenho na primeira metade da temporada, uma prorrogação é quase impossível. O jogador de 34 anos conseguiu apenas dois gols e uma assistência em 20 partidas.

Palavra-chave Haller: O atacante do BVB ainda luta contra um câncer testicular e teve que passar por uma segunda operação. Mesmo que todos desejem a ele uma recuperação rápida e bem-sucedida, ainda não está claro se ele estará disponível novamente no verão. Afinal, a saúde dele vem em primeiro lugar.

Outro elemento de incerteza é Youssoufa Moukoko. O contrato do jovem atacante expira no verão de 2023 - e as ofertas de transferência estão se acumulando. Muitos clubes, como o Chelsea FC, querem atrair o atacante do Dortmund com muito dinheiro.

Embora o BVB esteja lutando para estender o contrato com Youssoufa Moukoko, o jovem está apenas olhando esparsamente para as cartas. Na conferência de imprensa no Qatar, o alemão respondeu à pergunta sobre o seu futuro: "Estamos aqui com a seleção, não com o BVB. Sinto-me muito confortável em Dortmund, também com a comissão técnica. No final tomarei uma decisão, não importa como.” Há esperança, porém, de que Moukoko se estenda em Dortmund.

É assim com os atuais atacantes regulares do Borussia Dortmund. No entanto, as soluções de emergência também levantam questões. Sobre Donyell Malen. O holandês costumava jogar como ponta-esquerda no Black and Yellow e, de vez em quando, era usado como atacante.

Agora, diz-se que o FC Sevilla tem o atacante do BVB na mira para transferência. Como seu desenvolvimento estagnou desde seu compromisso em 2021, é bem possível que as bandeiras sejam adeus se uma oferta adequada for feita. Mas a decisão provavelmente também depende da situação do atacante na Vestfália e do sério interesse dos espanhóis.

Marco Reus também jogou como atacante no passado. No entanto, além do fato de o nativo de Dortmund ser muito valioso no meio-campo ofensivo, o futuro do capitão do BVB também é incerto: seu contrato expira em 2023 e uma lesão está atrasando Marco Reus.

A nova contratação, Karim Adeyemi, também não está familiarizada com a posição de atacante. No entanto, o jovem de 20 anos também está aquém das expectativas. Além disso, ele provavelmente deveria receber o papel de ala do Borussia Dortmund.

Na pior das hipóteses, a tempestade do Borussia Dortmund do verão de 2023 parece bastante escassa. Mas os responsáveis certamente estão cientes disso. Afinal, eles não descartaram uma transferência de inverno - dependendo da situação em torno de Haller.

Alguns rumores já estão circulando. Sobre o cobiçado talento Mohammed Kudus, do Ajax Amsterdam, com quem o BVB estaria em negociações.

Também há especulações de que o Borussia está trabalhando em um golpe muito especial, semelhante a Kagawa: diz-se que Gue-sung Cho, tosquiador da Copa do Mundo do BVB, está de olho nisso. O valor de mercado do sul-coreano é estimado pelo Transfermarkt.de em 1,4 milhões de euros.

O BVB também está trabalhando duro na formação de atacantes para jovens. Julian Rijkhoff (U19) e Justin Njinmah (U23), por exemplo, são vislumbres de esperança – a menos que ele volte para Bremen. No entanto, é questionável se eles estão prontos para o nível da Bundesliga. Como torcer e virar: A questão do atacante vai manter o BVB ocupado por algum tempo – pelo menos até o verão.

Via Ruhr24