Texto por Colaborador: Redação 03/08/2023 - 16:02

O Borussia Dortmund ainda não recebeu nenhuma oferta de transferência para o internacional belga Thorgan Hazard este verão, de acordo com as informações.

O Borussia Dortmund continua seus planos de verão dentro e fora de campo, com a dupla belga Thomas Meunier e Thorgan Hazard agora à frente dos planos do clube em termos de possíveis saídas. Embora o primeiro tenha se lesionado recentemente no amistoso contra o Manchester United, Hazard ainda está no mercado e é um jogador que o clube busca se separar, de acordo com o RN.

A situação de Hazard, no entanto, é complicada. O belga alegadamente tem algumas expectativas e exigências bastante elevadas em relação ao seu próximo clube. Essas exigências aparentemente impediram que qualquer oferta chegasse pelo jogador. Além disso, seus salários, embora não sejam particularmente altos para os padrões do Dortmund, podem representar uma pressão financeira para qualquer pretendente em potencial.

Contratado em 2019 junto ao Borussia Mönchengladbach para a empolgação de muitos torcedores, a carreira de Hazard no Dortmund não necessariamente saiu como muitos esperavam. Apesar disso, no entanto, também não podemos chamar totalmente a passagem de Hazard pelo Dortmund de um desastre completo. Sua primeira temporada foi sólida, com Hazard se mostrando eficaz a partir da ala, marcando 7 gols e dando 13 assistências em 33 jogos na liga. Ele também foi elogiado na época por muitos pela energia que mostrou em campo, muitas vezes sendo um dos jogadores mais incansáveis de seu time.

Infelizmente para o clube e o jogador, Hazard não construiu sua primeira e promissora temporada, apenas regrediu. Na temporada seguinte, Hazard atuou apenas 16 vezes na liga, com 1 gol e 3 assistências, além de um punhado de gols e assistências em outras competições. Esses números continuaram de forma semelhante desde então.

Esta regressão foi provavelmente em parte devido à quantidade significativa de lesões que o jogador pegou desde que chegou ao Dortmund. Só ao longo da campanha 2020/21, Hazard perdeu 17 jogos no total devido a uma lesão na fibra muscular e, desde então, teve que lidar com uma série de problemas nas costas, tornozelo e coxa que se acumularam para o jogador muitas vezes não conseguir encontrar ritmo em campo quando apto.

O BVB também teve uma mudança relativamente frequente de treinadores; treinadores que focaram ou preferiram outros jogadores em sua posição. O verão passado realmente significou o fim da passagem de Hazard pelo Dortmund, com Donyell Malen, Karim Adeyemi e Jamie Gittens sendo preferidos por Edin Terzić. Isso acabou levando o jogador a sair emprestado ao PSV Eindhoven para a segunda metade da temporada, onde lutou mais uma vez com lesões e suas atuações não convenceram.

Com a separação provavelmente a melhor opção para clube e jogador daqui para frente, seria do interesse dos jogadores moderar suas expectativas em relação a qualquer perspectiva de transferência e trabalhar para encontrar uma solução que o veja jogar semana sim, semana não. Considerando sua idade, uma mudança para jogar regularmente pode ser a melhor maneira de Hazard colocar sua carreira de volta nos trilhos.

Para o clube, o principal problema com a permanência de Meunier e Hazard para reduzir seus contratos em vez de seguir em frente tem a ver com a forma como o BVB opera - ou seja, deve haver saídas antes da chegada de novos jogadores. Tanto os salários de Hazard quanto de Meunier poderiam ser melhor aproveitados em um jogador que tem planos futuros do Dortmund. Vamos ter que esperar para ver se isso muda daqui para frente, senão o clube pode entrar na temporada com menos profundidade do que precisaria para competir. (Via BVB Buzz)