Texto por Colaborador: Redação 17/09/2023 - 16:01

O alívio foi visível para os jogadores do Borussia Dortmund e para os responsáveis após a difícil vitória por 4: 2 (1: 2) no terreno do Freiburg - e o duplo de Mats Hummels o fez o homem célebre da tarde.

O técnico Edin Terzic disse que o chefe da defesa fez um “trabalho muito bom”. No entanto, tal como o diretor desportivo Sebastian Kehl, viu que o vice-campeão “ainda não estava a 100 por cento”. A segunda vitória da temporada na Bundesliga foi um impulso importante para o golpe da Liga dos Campeões no Paris Saint-Germain na terça-feira, mas ainda não foi um golpe libertador.

Hummels: “Queremos ser uma equipa de topo”

A equipe deu um “verdadeiro passo em frente” duas semanas após o embaraçoso 2-2 (2-0) contra o time promovido FC Heidenheim, disse Kehl. Sabendo muito bem que ainda tem muito espaço para melhorias e agora tem uma tarefa gigantesca pela frente na classe rainha. O cartola de 43 anos explicou que frente ao grupo titular do PSG seria certamente necessário “um desempenho muito bom para sobreviver lá e sobreviver neste grupo difícil”. A derrota por 2 a 3 para o OGC Nice pelo campeonato na sexta-feira mostrou que nem tudo está indo bem para os franceses em torno do craque ofensivo Kylian Mbappé.

O lateral do BVB, Marius Wolf, quer “voltar para casa com alguma coisa” de Paris. AC Milan e Newcastle United são os outros adversários do Dortmund na fase preliminar da categoria rainha. Não custa nada conseguir um ou dois pontos logo no início. O Borussia agora soma oito pontos no campeonato. Estão a apenas dois pontos do topo da tabela, mas os Pretos e Amarelos ainda estão um pouco mais longe das suas próprias exigências.

"Encontrar soluções contra um adversário que pressiona e depois, acima de tudo, ter uma certa classe e calma com a bola - isso é claramente algo que temos de melhorar se quisermos ser uma equipa de topo", analisou o veterano Hummels após o jogo em Microfone Freiburg no Sky. A visão do jogador de 34 anos não era nova. O fato de oscilarem muito dentro de um jogo e às vezes perderem o controle tem sido um problema para o Dortmund há muito tempo. Possivelmente o maior quando se trata de títulos.

Kehl: “Os tapetes são extremamente importantes”

Também em Freiburg o jogo escapou às vezes dos auri-negros, mas ao contrário do Heidenheim, por exemplo, eles não perderam completamente a cabeça e a ordem. O fato de depois do cartão vermelho frente a  Nicolas Höfler (81 minutos) Hummels, entre todas as pessoas, ter garantido a reviravolta tardia e o resultado de 3-2 se encaixar na imagem.

“Mats é extremamente importante”, disse o diretor esportivo Kehl. O 76 vezes jogador nacional é um “líder” e “alguém que tem grande experiência – mesmo em situações difíceis”. Hummels pode ter beneficiado a equipe contra o Heidenheim com sua calma e visão geral, admitiu Terzic em retrospecto. Contra os suábios, o treinador o deixou de fora por 90 minutos, desta vez colocou Niklas Süle no banco.

Niclas Füllkrug também veio das compras de última hora em Freiburg. O atacante nacional, que perdeu as últimas partidas internacionais contra o Japão (1:4) e a França (2:1) devido a problemas na coxa, “se adaptou bem”, disse Terzic. Füllkrug preparou o 2-2 através de Donyell Malen (60º) e, ao contrário do novamente fraco Sébastien Haller, esteve diretamente envolvido no jogo. Segundo Terzic, resta saber se será suficiente contra o PSG por mais de meia hora. A curta aparição do ex-jogador do Bremer foi definitivamente mais um incentivo.

 

Via Sport.de