Texto por Colaborador: Redação 03/12/2023 - 15:35

A sequência de 14 vitórias consecutivas do Bayer Leverkusen chegou ao fim, mas os homens de Xabi Alonso ampliaram a vantagem no topo da Bundesliga para três pontos, recuperando de uma desvantagem para resgatar o empate 1-1 com o Borussia Dortmund na BayArena.

O Dortmund recuperou uma série ruim e garantiu duas vitórias nos últimos oito dias, mas assumiu a posição desconhecida de líder em cinco minutos. Depois de uma jogada de preparação organizada e complexa à entrada da área do Leverkusen, Niclas Füllkrug segurou Edmond Tapsoba para achar Julian Ryerson, e o lateral mostrou a compostura de um atacante experiente para marcar o gol inaugural.

Essa foi a primeira vez que Die Werkself sofreu o primeiro gol de uma partida desde o empate em meados de setembro com o Bayern de Munique, e os homens de Xabi Alonso demoraram para se firmar. Os remates de longa distância de Granit Xhaka estiveram tão perto de os anfitriões chegarem ao gol antes dos acréscimos da primeira parte, quando Florian Wirtz se finalizou no canto mais distante para o que ele considerou ser o empate. Infelizmente para a torcida da casa, o gol foi anulado por impedimento contra Victor Boniface na preparação, garantindo que Die Schwarzgelben liderasse no intervalo.

Após o retorno dos vestiários, o Leverkusen continuou a ter a maior posse de bola, mas lutou persistentemente para testar Gregor Kobel. Mesmo quando conseguiram avançar, Mats Hummels esteve presente com um excelente bloqueio de última hora para negar o gol a Exequiel Palacios. Xabi Alonso recorreu ao seu banco em busca de inspiração, e o recém-retornado Patrik Schick deu uma assistência 60 segundos após pisar no gramado. Odilon Kossounou avançou pela retaguarda, encontrando Schick atrás, que preparou o companheiro de ataque Boniface para rematar o empate.

Uma empolgação das arquibancadas estava agora pelo caminho, e o Leverkusen estava acampado no meio-campo do Dortmund e aumentando a pressão. Boniface disparou um voleio que foi bem defendido por Kobel, enquanto Schick cabeceou enquanto a frustração crescia na BayArena. A retaguarda do Dortmund não foi alterada e os homens de Edin Terzić foram recompensados ao tornarem-se apenas na segunda equipe a evitar a derrota frente ao Leverkusen esta temporada. Os auri-negros venceram apenas uma vez nas últimas cinco partidas do campeonato e já estão 10 pontos atrás dos líderes do campeonato.

FICHA

Bayer Leverkusen: Hradecky – Kossounou, Tah, Tapsoba – Frimpong, Xhaka, Palacios (79. Schick), Grimaldo – Hofmann (64. Adli), Boniface, Wirtz

Bor. Dortmund: Kobel – Wolf, Hummels, Schlotterbeck (64. Papadopoulos), Ryerson – Can, Sabitzer – Brandt, Reus (84. Meunier), Bynoe-Gittens (64. Adeyemi) – Füllkrug

Gols: 0:1 Ryerson (5., Füllkrug), 1:1 Boniface (79., Schick)