Texto por Colaborador: 05/04/2022 -

Roman Bürki não joga mais no Borussia Dortmund. No verão, o goleiro deixará o BVB após sete anos para o futuro clube da MLS, o St. Louis City. No geral, o suíço olha para trás positivamente em seu tempo com os auri-negros, embora o rebaixamento para o substituto ainda repercuta.

No Borussia Dortmund, Roman Bürki herdou a lenda do clube Roman Weidenfeller e foi o número um indiscutível do BVB por vários anos. Mas na temporada passada, o jogador de 31 anos ficou em segundo plano na Westphalia quando o ex-técnico interino Edin Terzic confiou principalmente em seu vice Marwin Hitz.

No verão de 2021, o BVB também contratou Gregor Kobel do VfB Stuttgart, o que significa que Bürki ficou atrás da nova contratação e Hitz na hierarquia interna de goleiros.

"Aprendi muito sobre futebol e recentemente também sobre como o negócio funciona", revelou Bürki em entrevista ao "Ruhr Nachrichten" sobre seu tempo no Borussia.

"Você tem que entender completamente as conexões a partir do momento em que o futebol não é mais um hobby, mas também um negócio. E isso pode ser difícil e causar uma montanha-russa emocional de um dia para o outro", explicou o suíço.

"Achei difícil essa situação"

Como exemplo do "negócio difícil", Bürki deu uma visão do que estava acontecendo nos bastidores. "É claro que quando você estende um contrato no futebol, dizem que as pessoas estão contando com você. E, no entanto, pode parecer muito diferente um ano depois", explicou o goleiro.

Ele mesmo pensou que "talvez voltasse ao gol". "Tentei de tudo. Mas quando ficou claro que essa oportunidade não viria mais, tive que pensar em como proceder. Era isso que eu queria dizer com negócios", disse Bürki.

A chegada de Gregor Kobel não foi nada fácil para ele. "Voltei de férias e não era mais o número 1, mas o número 38. Claro, primeiro me perguntei: o que está acontecendo agora? Você deveria apenas ver as pessoas por trás disso. Acho essa situação difícil sentida", revela Bürki.

Bürki olha para trás positivamente no tempo do BVB

No entanto, o veterano olha para trás positivamente em seu tempo no BVB. "Ganhei a Copa da DFB duas vezes, então ganhei grandes títulos. Pude comemorar com os torcedores na Borsigplatz. Joguei com casa cheia a maior parte do tempo, aqui em nossa casa", disse Bürki.

No verão, o goleiro ousará uma nova aventura e se juntará ao recém-formado clube da MLS, St. Louis City. "Acho que é uma oportunidade legal e empolgante de ajudar a construir algo completamente novo do zero em St. Louis. É por isso que decidi fazê-lo", disse Bürki, explicando as razões de sua próxima mudança.

Quando perguntado se ele preferia ser uma figura de proa na MLS do que o número dois no Bayern, o goleiro do BVB respondeu: "Eu sempre quero jogar. Basta voar como número dois, sentar no banco e nunca jogar me destruiria. Funcionou por um tempo com Marwin Hitz porque nos respeitamos muito. Mas não fui feito para isso a longo prazo. É por isso que minha prioridade era que eu definitivamente pudesse jogar."

Sport.de

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram