Texto por Colaborador: Redação 06/10/2025 - 11:25

Sérias acusações de abuso contra o Borussia Dortmund vieram à tona após uma reportagem investigativa publicada pelo jornal Bild. Em resposta, o clube divulgou um comunicado oficial neste domingo abordando o caso.

Segundo a reportagem, possíveis casos de abuso envolvendo jovens jogadores teriam ocorrido desde a década de 1970 e não teriam sido devidamente investigados. O Bild afirma ainda que o clube teria tentado evitar que os casos se tornassem públicos. O foco das acusações seria um “gerente de alto escalão” de longa data do BVB, cujo nome não foi revelado.

O Borussia Dortmund confirmou que, em 2010, “tal acusação foi levada ao Borussia Dortmund”. O suposto incidente remonta aos anos 1990 e, portanto, já está prescrito pela lei penal. De acordo com o Bild, o advogado das vítimas, Thorsten Kahl, enviou uma carta a Hans-Joachim Watzke relatando que o ex-treinador envolvido teria abordado repetidamente um jovem jogador, condicionando seu sucesso profissional a “atos de amor”. Segundo o relatório, houve “abraços, tentativas de beijos e toques na área genital”.

Watzke respondeu imediatamente ao advogado e encaminhou o caso ao então presidente Reinhard Rauball, que, segundo Kahl, mostrou-se “muito arrogante” em uma conversa pessoal e rejeitou “qualquer má conduta”. O advogado comparou a postura à de outras instituições envolvidas em casos semelhantes: “Na época, essa foi uma reação típica de organizações afetadas, como a igreja, internatos e clubes esportivos”, disse.

Nenhuma prova conclusiva foi apresentada na época, e o acusado negou as acusações, permanecendo no clube — posteriormente no departamento de handebol. Somente em 2023, após uma nova denúncia, ele foi demitido.

Em seu comunicado, o Borussia Dortmund declarou que “levou a acusação muito a sério e fez esforços intensivos para esclarecer o assunto por meio do conselho do clube responsável por ela”. O texto acrescenta: “Como o ex-funcionário negou a acusação na íntegra e o ex-jogador não apresentou queixa criminal, os fatos do caso não puderam ser comprovados no final.”

O clube também explicou que, embora o incidente relatado em 2023 “tenha ocorrido há muitas décadas e fizesse parte da vida privada do ex-funcionário, a associação imediatamente encerrou a relação de emprego marginal ainda existente com o funcionário e garantiu que ele deixasse a associação”. Como consequência, a associação honorária também foi revogada.

O Borussia ressaltou ainda que “em nenhum momento (...) qualquer compensação financeira ou comparável” foi oferecida. “O acusado nega as acusações até hoje. A presunção de inocência se aplica. Desde 2019, o Borussia tem um conceito de proteção abrangente para a prevenção de abuso sexual. Encorajamos todas as vítimas de violência interpessoal e sexualizada, bem como todas as pessoas que podem fornecer informações, a usar os sistemas de denúncias”, conclui o comunicado.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram