O Borussia Dortmund tem uma grande oportunidade financeira no Mundial de Clubes de 2025. A FIFA anunciou um modelo de premiação recorde para o torneio, que acontecerá nos Estados Unidos a partir de 14 de junho. No total, serão distribuídos um bilhão de dólares em prêmios, com o campeão podendo faturar até 125 milhões de dólares (aproximadamente 115 milhões de euros).
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, destacou que esse é "o maior prêmio em dinheiro já pago por um torneio de futebol com um grupo de sete partidas e uma fase eliminatória". O montante é composto por royalties de 475 milhões de dólares e outros 525 milhões em taxas adicionais.
Detalhamento dos prêmios
Cada vitória na fase de grupos renderá 2 milhões de dólares (cerca de 1,84 milhões de euros), enquanto um empate garantirá 1 milhão de dólares (aproximadamente 930 mil euros). As premiações seguem da seguinte forma:
- Oitavas de final: 7,5 milhões de dólares (aprox. 6,9 milhões de euros);
- Quartas de final: 13,125 milhões de dólares (aprox. 12,1 milhões de euros);
- Semifinais: 21 milhões de dólares (aprox. 19,3 milhões de euros);
- Vice-campeão: 30 milhões de dólares (aprox. 27,6 milhões de euros);
- Campeão: 40 milhões de dólares (aprox. 36,8 milhões de euros).
Para o Borussia Dortmund, essa competição representa uma alternativa financeira importante, especialmente porque o clube corre o risco de não se classificar para a próxima Liga dos Campeões.
O caminho do BVB no torneio
O Dortmund enfrentará na fase de grupos adversários como Fluminense, Ulsan HD e Mamelodi Sundowns FC, equipes que teoricamente oferecem boas chances de avanço. No entanto, caso chegue às fases mais avançadas, o clube alemão poderá cruzar com gigantes como Bayern de Munique, Manchester City e Real Madrid, que também buscarão a premiação milionária.
O desempenho do Borussia Dortmund será definido ao longo do verão de 2025, mas a expectativa sobre o torneio já movimenta os bastidores do clube e da FIFA.