Após 13 temporadas realizando sua preparação de verão em Bad Ragaz, na Suíça, o Borussia Dortmund não retornará ao tradicional destino neste ano. A única exceção anterior foi há dois anos, quando o clube optou por uma viagem aos Estados Unidos.
De acordo com o Ruhr Nachrichten, que sempre cobriu esses treinamentos presencialmente, tanto o clube quanto a cidade têm motivos para encerrar essa parceria duradoura.
O principal problema é o crescente interesse dos torcedores. A pequena cidade de 7.000 habitantes já não consegue gerenciar adequadamente o fluxo massivo de fãs que acompanham o time. A situação dos estacionamentos no cantão de St. Gallen e o controle das multidões, feito por voluntários, tornaram-se questões críticas.
Outro ponto sensível é a manutenção dos campos de treinamento, que exige um padrão elevado para um clube de elite - tarefa que aparentemente tem sobrecarregado os responsáveis suíços.
O hotel que hospeda a delegação também demonstrou resistência em continuar oferecendo tarifas reduzidas para os funcionários do Dortmund, preferindo maximizar seus lucros com turistas regulares. Tanto que a hospedagem recusou até mesmo receber seleções participantes do Campeonato Europeu Feminino de 2025.
Soma-se a isso o fato de que alguns moradores de Bad Ragaz parecem aliviados com a perspectiva de não receber mais as multidões de torcedores, cujo comportamento nem sempre se alinha ao perfil dos tradicionais visitantes alpinos.
Agora, resta saber onde o vice-campeão da Champions League montará seu acampamento para a próxima pré-temporada. Certamente não faltarão convites para o clube.
Neste verão, porém, devido à primeira edição do Mundial de Clubes com 32 equipes nos EUA, o período de treinamento será reduzido para apenas alguns dias. O Ruhr Nachrichten alerta que esse curto período pode comprometer a importante preparação física da temporada, assim como ocorreu antes da atual temporada. O local escolhido para esse breve período deve ser anunciado em breve.