Texto por Colaborador: 20/08/2016 -

O Bayern München começa mais uma vez uma temporada da Bundesliga como o time a ser batido. A equipe bávara tem 26 títulos na história da competição (o segundo maior campeão, Nürnberg, tem nove), e não perde o caneco nacional desde 2012/13. E o clube também não sofre tanta resistência no torneio desde esse mesmo ano – o que pode mudar na atual temporada. A equipe de Munique contratou apenas dois jogadores na última janela de transferências: o meia português Renato Sanches, de apenas 18 anos, e o zagueiro alemão Mats Hummels, do rival e candidato direto à briga pelo título Borussia Dortmund.

A equipe aurinegra chega forte do mercado na busca pelo caneco, que não vem desde 2011/12. Sem ressentimentos, o clube trouxe de volta o meia Mario Götze, revelado em sua categoria de base, e que estava no próprio Bayern. Além dele, o atacante André Schürrle, vindo do Wolfsburg, também irá compor um provável “quadrado mágico” do BVB, ao lado de Marco Reus e Pierre-Emerick Aubameyang. O time foi vice em três das últimas quatro temporadas, e tem um histórico recente de rivalidade com o atual campeão.

Em 2012/13, o Borussia Dortmund vinha de dois títulos seguidos da Bundesliga – o último clube a ser campeão antes da nova hegemonia do München –, e chegou à final da Uefa Champions League contra o próprio Bayern. Foi o ano da virada bávara, que venceu o campeonato continental com um gol de Robben na prorrogação e interrompeu a sequência de títulos do BVB. Depois, a equipe aurinegra viu seu time ser desmanchado, o que impossibilitou uma nova concorrência forte.

À época, o Borussia era comandado por Jürgen Klopp, atualmente no Liverpool, e tinha um time que compunha boa parte da seleção alemã, com Mats Hummels, Ilkay Gundogan, Mario Götze e Marco Reus – além do artilheiro Robert Lewandowski. Desses, primeiramente, Götze e o polonês Lewandowski foram levados pelo Bayern, e Hummels foi o último a trocar de lado no campeonato alemão.

Além do ‘quadrado mágico’, a equipe treinada Thomas Tuchel também trouxe o jovem zagueiro Marc Bartra, formado nas bases do Barcelona, o lateral-esquerdo português Raphael Guerreiro, que se destacou por Portugal na conquista da última Eurocopa, e a revelação francesa Ousmane Dembélé, de 19 anos, que jogava pelo Rennes. Pode ser considerado o time mais forte desde a última vez em que o clube brigou por grandes clubes. O time enfrentará o Mainz na primeira rodada do campeonato.

Correndo por fora, o Wolfsburg aparece como um dos candidatos a surpreender os favoritos. Com a chegada do ex-Dortmund Kuba Blaszczykowski e do zagueiro Jeffrey Bruma, e com a manutenção de peças como Julian Draxler, Luiz Gustavo, Borja Mayoral e o artilheiro Bas Dost, os Lobos tentarão repetir o feito de 2008/09, última vez que um clube fora Bayern e Dortmund venceram a liga, e levar seu segundo caneco na história.

Outros times, que aparecem como azarões, ainda podem figurar entre os primeiros na tabela, como o Werder Bremen, de Claudio Pizarro e Max Kruse, que encara logo o Bayern München na primeira rodada, e o Schalke 04, do holandês Klaas-Jans Huntelaar e do alemão Max Meyer. A temporada 2016/17 da Bundesliga, que começará dia 25 de agosto.

Fonte: FOX Sports