Texto por Colaborador: Redação 28/12/2023 - 00:00

No Europeu de 2024, a Alemanha enfrentará a Suíça na fase de grupos. Os “Nati” já estão com problemas meses antes do início do torneio. Em destaque: o goleiro do BVB, Gregor Kobel.

“Yann Sommer é o número um e continuará assim”, deixou claro recentemente o técnico da Suíça, Murat Yakin, banindo o goleiro do BVB, Kobel, para o banco de reservas no torneio na Alemanha.

Philipp Degen, que já foi jogador do Borussia Dortmund e agora é conselheiro do goleiro, não consegue entender isso. O homem de 40 anos reclamou na Sky.

“Esta decisão neste momento praticamente anula o princípio de desempenho”, enfureceu-se Degen. Kobel é um dos melhores goleiros do mundo. Dizer a ele meses antes do torneio que suas atuações não eram relevantes foi um “muito ruim sinal” para o profissional auri-negro.

Mas isso não é suficiente. Degen acredita conhecer os antecedentes da decisão inicial. Ele não dá a mínima para o técnico do goleiro suíço, Patrick Foletti.

Segundo Degen, ele tem uma relação muito próxima com Sommer. Isto já foi criticado por outros goleiros suíços no passado. Degen disse: “É claro que isso deixa um gosto muito, muito ruim”.

Na Suíça, as pessoas não querem ouvir falar desta acusação de conluio. Yakin justificou sua decisão contra o goleiro do BVB, Kobel, de forma diferente.

Na qualificação para o Campeonato da Europa também gostariam de dar aos outros goleiros a oportunidade de se mostrarem. Mas Kobel teve que deixar a seleção suíça lesionada duas vezes. É por isso que Sommer tem prioridade no Campeonato Europeu.

As coisas estão a correr melhor para o jovem de 26 anos, pelo menos no clube do que no “Nati”. O companheiro de equipe Thomas Meunier já havia declarado o jogador da temporada do Kobel BVB, após atuações consistentemente fortes. (via ruhr24)