Texto por Colaborador: Redação 27/05/2024 - 00:20

Seu último jogo pelo BVB será a final da Liga dos Campeões. Em entrevista à mídia oficial auri-negra, Marco Reus revela o que pensa sobre o andamento da temporada na Europa até agora e o que mais lembra.

Qual é o seu momento favorito desta temporada da Liga dos Campeões?

“A semifinal em Paris é um dos momentos. Quando você está nas quartas de final ou nas semifinais, fica claro que o objetivo é a final. Quando você consegue, muita coisa sai de você, mesmo que nós, como Borussia Dortmund, não tenhamos tido uma grande pressão como o Paris ou outros clubes que tinham o grande objetivo de chegar à final há anos. Estamos de volta depois de 1997 e 2013 e é algo especial para nós, para o clube e para a região. É indescritível que o nome Borussia Dortmund esteja na final porque é o maior jogo que se pode conseguir no futebol de clubes. Há muita expectativa.”

O que você lembra do momento após o apito final em Paris?

“Aqueles rostos felizes. Você só entende todos os momentos depois quando pensa sobre isso e assiste aos vídeos. Esse clima e atmosfera exuberantes na cabine. Tendo a sensação: estamos na final! Isso é algo maravilhoso em que poucas pessoas acreditavam. Acreditámos nisso depois de jogarmos contra o Eindhoven. É um caminho curto, mas difícil, até à final. Não há muitos jogos. Foram momentos lindos desde o apito final em Paris até as primeiras horas da manhã.”

Agora vamos para Wembley. É um regresso ao lugar de uma das derrotas mais dolorosas.

“Já se passaram onze anos, é um adversário diferente, há jogadores diferentes. Começando com uma final da Liga dos Campeões em Wembley em 2013 e terminando com uma final da Liga dos Campeões em Wembley em 2024 – há coisas piores. Agora o grande objetivo é que consigamos. Você nem imagina o que aconteceria em Dortmund no dia seguinte.”

Como você vê o Real Madrid?

“O Real Madrid esteve na final cinco vezes nos últimos dez anos. Você sabe que qualidade pode esperar. Você sabe que os jogadores estão acostumados com essa situação, que provavelmente estão menos entusiasmados. Mas isso não decide se você ganha o jogo ou não. Eles têm jogadores incrivelmente fortes individualmente, praticam um futebol calmo, mas também conseguem pressionar alto e correm muito. Depende de diferentes momentos. Você precisa de um dia muito bom e, numa final, também precisa de um pouco de sorte. Se tiver oportunidade, você mesmo deve tentar marcar gols. No final das contas é um jogo, e num jogo tudo é possível. Temos que acreditar nisso, vamos acreditar nisso. Receberemos um apoio incrível na final. Temos que combinar a energia que existe na cidade e no estádio como clube e então tudo é possível. Nós definitivamente acreditamos nisso."

O que significa para você que seu último jogo pelo BVB seja uma final da Liga dos Campeões?

"Maravilhoso. Não há nada melhor do que jogar o último jogo da final da Liga dos Campeões e vencer.”