O ano de 2020 não terá necessariamente lembranças positivas no Borussia Dortmund. Mais um ano sem título e com mudança de treinador. Mas inúmeras mudanças estão no horizonte para 2021. Entre outras coisas, os contratos de cinco jogadores estão se esgotando. A partir do ano novo você pode negociar oficialmente com outros clubes e até assinar contratos que valem a partir de 1º de julho.
Afetados são os veteranos, um repatriado e o mais jovem estreante na carreira profissional do BVB. O editor do fussball.news, Lars Pollmann, tentou prever: quem fica, quem vai embora no verão?
Lukasz Piszczek, 35 anos. Com o lateral-direito, a questão é clara. O polaco renovou o seu contrato por mais um ano em maio, desde que, aos 36 anos, tenha deixado o clube para ir para o seu país. Um repensar renovado pode ser descartado, Piszczek já é quase uma espécie de jogador de reserva, que tem apenas quatro partidas como titular nesta temporada.
Tendência: A saída depois de onze anos está gravada na pedra.
Marcel Schmelzer, 32 anos. Mesmo com o jogador, que durante anos trabalhou no lado esquerdo em frente a Piszczek, tudo aponta para uma despedida. Schmelzer, que fará 33 anos em janeiro, queria deixar o clube há um ano, quando o BVB acabou com isso. O ex-capitão teve que engolir porque seu novo empregador em potencial queria permitir que ele iniciasse sua carreira de treinador. Continua em aberto se o ex-jogador que falhou a temporada anterior devido a uma lesão vai continuar a jogar ou pendurar as chuteiras. No BVB, é improvável que ele permaneça como jogador profissional.
Tendência: separação após 13 anos.
Marwin Hitz, 33 anos. O suíço correspondeu às expectativas desde que chegou do Augsburg no verão de 2018. Ele é um número 2 mais do que sólido atrás do compatriota Roman Bürki. Não há razão para não lhe oferecer um novo contrato. No entanto, o BVB deve lenta mas seguramente ter a mudança de geração no gol. E se, por exemplo, um novo treinador quiser um novo goleiro, Hitz certamente terá a chance de uma vaga regular em algum lugar.
Tendência: uma extensão do contrato seria lógica e parece provável.
Felix Passlack, 22 anos. Após o início da temporada, o renascimento do polivalente foi uma das mais belas histórias do Borussia Dortmund. Às vezes, Lucien Favre confiava firmemente na base, que já havia passado três anos sendo emprestado. No entanto, as participações em jogos de Passlack diminuíram significativamente nas últimas semanas, e ele jogou na Bundesliga desde o final de outubro. O jogador da seleção Sub-21 restaurou sua reputação na Alemanha, mas o BVB pode finalmente acabar no verão. Uma prorrogação pode ser uma expressão das dificuldades econômicas da época de Corona, pois Passlack é um dos jogadores com menor salário no BVB.
Tendência: Passlack deve jogar em outras equipes na Alemanha no verão.
Steffen Tigges, 22 anos. O artilheiro da equipe da liga regional do BVB comemorou uma estréia notável na Copa DFB contra o Eintracht Braunschweig. Apesar de o capitão da Sub-23 ter perdido boas oportunidades de gol, chamou a atenção para si mesmo com grande esforço, principalmente sem a bola. A recompensa pode ser que o Tigges esteja com mais frequência com os profissionais na segunda metade da temporada. A médio e longo prazo, ele certamente terá a sua segunda chance no BVB, que é claro que adoraria mantê-lo.
Tendência: o BVB certamente gostaria de manter o Tigges, mas deveriam ser oferecidas alternativas atraentes.