O fim da Champions League é uma bênção e uma maldição para o Borussia Dortmund. Por um lado, o BVB perdeu milhões em receitas ao não chegar às semifinais, por outro lado, o time preto e amarelo agora pode se concentrar nas tarefas nacionais. Não há tempo para reclamar de qualquer maneira. "Estamos decepcionados porque estivemos muito próximos em ambos os jogos", disse o diretor esportivo do BVB, Michael Zorc.
O Borussia Dortmund perderá cerca de 12 milhões de euros em bônus por chegar à próxima fase. Dinheiro que o atual quinto da Bundesliga poderia usar, porque no próximo ano existe a ameaça de uma temporada sem a Champions League.
Para se classificar para a Liga dos Campeões, o Dortmund precisa somar pelo menos sete pontos na arrancada final da temporada. E depois tem a Copa da Alemanha. "Não temos tempo para reclamar", disse Zorc antes do jogo contra o Werder Bremen neste domingo e do início da semana cheia de jogos. "Temos de dar tudo para chegar ao quarto lugar - e à final em Berlim. Queremos ganhar o troféu." Para vencer isso, no entanto, o BVB deve passar primeiro contra o Holstein Kiel.