Após a importante vitória em casa por 2 a 1 na Bundesliga contra o VfB Stuttgart, através da qual o Borussia Dortmund subiu para um ponto sobre o líder Bayern Munich, o BVB enfrenta agora o jogo mais importante da temporada até aqui. Na Liga dos Campeões, o Sporting Lisboa de quarta-feira trata da sobrevivência na competição rainha.
Os pré-requisitos para o duelo em Portugal são claros: se o BVB vencer, ficará com o segundo lugar no grupo C e avançará antes do previsto. Se, por outro lado, houver uma derrota clara para os portugueses que estão empatados em pontos, as hipóteses de passar o inverno na maior liga do continente estariam perdidas.
Que nota o BVB obteve na temporada até agora?
Um jogo absoluto de seis pontos para a Westfália, como disse o diretor esportivo do BVB, Michael Zorc, ao "Ruhr Nachrichten": "Nosso tema agora se chama Lisboa, isso é extremamente importante para nós. Com uma vitória estaríamos apurados, que abordagem deve ser a forma como atuamos lá. "
BVB luta por muitos milhões em Lisboa
O jogo de quarta-feira não é apenas uma prioridade em termos desportivos. Faltar às oitavas de final da Liga dos Campeões significaria um grande retrocesso desportivo para o Dortmund Borussia após um excelente início com as duas vitórias na fase de grupos antes do desastre do Ajax (0: 4 e 1: 3 contra o Ajax).
O jogo de Lisboa é também considerado de grande importância do ponto de vista financeiro. Uma vitória na fase de grupos já pode custar à UEFA, 2,8 milhões de euros. A organização europeia paga quase dez milhões de euros em bônus para adiantamentos. Além disso, existem bônus possíveis na fase eliminatória, bem como receitas de marketing adicionais.
O auge da queda para a próxima quarta-feira é extremamente elevado para o BVB, que quer fazer frente à tarefa no Estádio José Alvalade sem o castigado veterano da defesa Mats Hummels e o ainda lesionado Erling Haaland, mas com a necessária autoconfiança.
A história pelo menos fala claramente pelo BVB: até agora, os três jogos oficiais foram vencidos contra o 19 vezes campeão português.