Texto por Colaborador: 02/08/2021 -

Blog da Muralha Amarela - Olá amigos auri-negros, sejam muito bem-vindos a mais uma coluna. Espaço esse para falar do nosso querido BVB. Aqui, todas as opiniões são válidas. Também esperamos respeito ao próximo, sem xingamentos e ofensas. Concordar ou discorda é o que engrandece o debate. Sem mais delongas, o tema da semana é: Zagadou, o que acontece?

É dos raros casos que um jogador fica mais no DM que em campo. Culpa de aguém? Nenhuma. O que acontece com esse zagueiro que ainda tem tudo para alçar voos mais altos, mas por um capricho do destino fica no estaleiro. Desde que chegou ao BVB, o gigante não completou uma temporada sequer sem uma lesão um pouco mais grave.

Se machucar no futebol é normal, pois é um esporte de contato. Mas Axel é um dos casos que passa dessa conta. Até o momento dessa coluna, o francês de 22 anos tem uma série de lesões – menos graves até mais severas -, e nessa conta já somam 10. De problema muscular até operação de joelho. Me pergunto como pode um rapaz tão alto e forte ter tantas contusões.

Ao todo, Zagadou parou por 565 dias, o que dá aí proximamente 1 ano e 7 meses. E nessa temporada ele já começa fora. Sendo assim, o camisa 5 sempre está ficando para trás no condicionamento físico. Praticamente acaba sempre ficando numa “pré-temporada” para conseguir ficar 100%.

Ele também perdeu 75 jogos nessas três temporadas. São muitos para um garoto em ascensão. Ele não é o único com uma série de lesões. No próprio clube tivemos o caso de Reus. É de conhecimento também outros exemplos que onde as contusões prejudicam não só a condição atlética, como o interior, a mente. Pedrinho, Ronaldo, Nilmar – este falou abertamente em depressão.

Zagadou nunca conseguiu uma grande sequência de jogos. Quando começa a engrenar algo acontece. Todos têm na memória o dia que ele colocou Diego Costa no bolso. De lá para cá se resume em lesões. Hoje com a tecnologia no esporte é preciso resolver essa questão, ajudar a entender um corpo que está ferido por dentro.

Acho Zagadou um bom zagueiro, muito útil para o técnico Marco Rose. Porém é preciso deixar ele 100% apto e por um fim nas lesões, para que ele de possa volta aos gramados. O futebol está vendo se desperdiçar mais um talento como outros que tiveram series de lesões e não jogaram tudo o que podia. Estamos na torcida por você Zagadou.

Por Breno Benedito