Texto por Colaborador: Redação 15/09/2025 - 09:00

Uma declaração recente do chefe do Borussia Dortmund, Hans-Joachim Watzke, chamou a atenção e provocou reações no mais alto nível político da Renânia do Norte-Vestfália. Após suas palavras, a mídia questionou o primeiro-ministro do estado, Hendrik Wüst, em um episódio incomum que ganhou repercussão.

A origem da controvérsia está em uma entrevista de Watzke ao Frankfurter Rundschau. O tema abordado não tinha relação com o Borussia Dortmund, exceto pelo fato de que torcedores utilizam a rota em questão para chegar e sair dos jogos no Signal Iduna Park. A pauta era a nova construção do viaduto Rahmede. O anterior, de 1968, foi demolido em 2023 devido ao estado precário.

Desde então, o tráfego da A45, que deveria fluir entre norte e sul, vem sendo desviado por aldeias próximas, causando sobrecarga para moradores e longos atrasos. Segundo Watzke, essa situação teria fim em novembro, pois o novo viaduto estaria concluído antes do previsto. Ele afirmou que recebeu essa informação em uma conversa com o primeiro-ministro da NRW.

Hendrik Wüst, porém, negou a data divulgada por Watzke assim que a declaração ganhou espaço na mídia. Questionado por um jornal ligado ao BVB, o dirigente não voltou atrás: reconheceu ter trocado ideias com Wüst “sobre a situação do tráfego em Lüdenscheid”, mas deixou em aberto se o fechamento da A45 e a reabertura também fizeram parte do diálogo.

A situação chegou ao parlamento estadual em Düsseldorf, que abriu um pequeno inquérito para apurar o caso. A resposta oficial ainda não foi apresentada, com prazo até 4 de outubro de 2025. Nesta data, o ministro federal dos Transportes, Schnieder, anunciará o status atual da obra em uma reunião em Lüdenscheid.

Se a afirmação de Watzke sobre a reabertura em novembro se confirmar, isso deverá ser esclarecido no início de outubro. Apesar da repercussão política, o episódio não deve impactar as atividades esportivas do Borussia Dortmund.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram