Texto por Colaborador: Redação 24/09/2025 - 04:30

O Borussia Dortmund não conquista um grande título há mais de quatro anos, desde que ergueu a Copa da Alemanha pela quinta vez na história do clube. Hans-Joachim Watzke, diretor-gerente, reconheceu recentemente que o BVB está ansioso para voltar a conquistar algo concreto, mas mantém os pés no chão: "Sou realista."

Durante participação no programa "Sport Meets Politics" do "Ruhr Nachrichten", Watzke destacou que já representa uma grande conquista ter estabelecido o Borussia Dortmund como "segundo farol" da Alemanha, atrás apenas do Bayern de Munique em termos de dimensão, apelo e reputação.

Na visão realista do dirigente, o maior desafio dos aurinegros é recuperar e manter sua posição como vice-líder do futebol alemão, tanto no aspecto esportivo quanto em outros fatores.

**Concorrência financeira preocupa**

"Quando vejo o poder econômico de Hamburgo, Stuttgart ou Frankfurt — e vejo isso toda semana — sei como é difícil alcançá-lo sozinho. Se você não tiver a Red Bull por trás, eles simplesmente contratarão Jürgen Klopp", analisou o dirigente.

Watzke, que planeja deixar o cargo atual para concorrer à presidência do clube em novembro, também relembrou o quão próximo o Dortmund esteve de grandes conquistas em 2023 e 2024.

O executivo de 66 anos comentou sobre esses quase-sucessos: "Não dá para planejar até o último milímetro. Chegamos muito perto duas vezes. Simplesmente erramos contra o Mainz 05, o que foi realmente inimaginável. Você pode planejar tudo até o último dia de jogo, mas o time tem que fazer tudo certo no último dia de jogo."

Sobre a final da Liga dos Campeões perdida para o Real Madrid, Watzke foi filosófico: "Um ano depois, jogamos contra o Real Madrid, e fomos claramente melhores no primeiro tempo também; deveríamos ter saído na frente. Mas eu sei: se ao menos, se ao menos..."

**Início promissor na temporada atual**

Os aurinegros demonstram sinais positivos nesta temporada. Após seis partidas oficiais em três competições diferentes, a equipe comandada por Niko Kovac permanece invicta, com a vitória mais recente sendo o triunfo por 1 a 0 sobre o VfL Wolfsburg pela Bundesliga no domingo.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram