“Vamos levar isso muito a sério”: chefe do BVB está ansioso pelo Mundial de Clubes

Texto por Colaborador: Redação 05/12/2024 - 01:00

Manchester City, Real Madrid, Boca Juniors ou Inter Miami com Lionel Messi (37): O Borussia Dortmund tem adversários interessantes no Mundial de Clubes do próximo ano. O sorteio dos grupos da fase preliminar acontecerá nesta quinta-feira (5 de dezembro),  em Miami. “Não serão jogos amistosos para nós. Levaremos isso muito a sério”, anuncia Lars Ricken (48).

O diretor esportivo do BVB está convencido da importância do torneio, que acontecerá nos EUA de 15 de junho a 13 de julho de 2025. Não é de forma alguma apenas uma medida pura de relações públicas. “Para todos lá, o que importa é reputação e renome”, ele é citado no Kicker. Ricken destaca que seu clube “não foi sorteado para esta Copa do Mundo”, mas “se classificou para ela em termos esportivos”.

A participação na competição por si só já vale financeiramente. Cada um dos 32 clubes recebe um bónus inicial de 50 milhões de euros. O vencedor pode até ganhar o dobro. “O efeito a longo prazo é outro ponto positivo”, acrescenta o co-diretor Carsten Cramer (55). A Copa do Mundo de Clubes provavelmente atrairá grande interesse, especialmente na América do Sul e na Ásia – com oportunidades de marketing correspondentes. “Este torneio”, disse Hans-Joachim Watzke, presidente da administração do BVB (65), meses atrás, “vai disparar”.

“Melhor estar lá”

Cramer resume a atitude dos auri-negros em relação ao novo formato: "É sempre melhor estar presente do que ter de cruzar os dedos pelos outros. Da Alemanha, apenas o FC Bayern Munique ainda está no início". Por outro lado, FC Barcelona, FC Liverpool e SSC Napoli estão ausentes. Os 63 jogos do torneio serão exibidos gratuitamente no DAZN .

Ricken também aborda a crescente carga sobre os profissionais devido ao número cada vez maior de jogos. O momento da Copa do Mundo de Clubes é definitivamente “problemático”, diz o diretor esportivo, “mas não faremos disso um problema. O jogador de 48 anos diz que todos os jogadores terão férias suficientes após o torneio para se recuperarem”.

 

via bvbwild

Categorias

Ver todas categorias

O BVB acerta em renovar com Sebastian Kehl?

Sim

Votar

Não

Votar

87 pessoas já votaram