Texto por Colaborador: Redação 27/03/2023 - 16:00

Blog da Muralha Amarela - Olá amigos auri-negros, sejam muito bem-vindos a mais uma coluna. Espaço esse para falar do nosso querido BVB. Aqui, todas as opiniões são válidas. O tema dessa semana é: uma semana para o Der Klassiker, e a troca de treinador. Isso é bom ou ruim para o BVB?

Na última rodada, nós conseguimos virar e passamos para o primeiro lugar, com toda justiça pelo ano de 2023. Uma recuperação incrível, e mesmo após a semana bem ruim entre Bundesliga e Liga dos Campeões, no qual tínhamos tudo para sair de vez da briga pelo título. Juntamos os cacos e voltamos a brigar. Moral lá em cima.

Mesmo com a classificação na Champions, o time vermelho na Bundesliga vem sofrendo alguns reves, e a derrota para Leverkusen deixou estragos em Baviera, e uma crise foi exposta. Com isso, Julian Nagelsmann acabou sendo demitido, e no seu lugar um velho conhecido auri-negro, Tomas Tuchel. Tudo há menos de uma semana para o clássico, uma “decisão” principalmente para nós que estamos procurando esse salva de prata alguns anos.

Até que ponto essa troca pode favorecer ou não o BVB. Se o jogo fosse no fim de semana passada? Na minha visão, se isso ocorresse na semana do jogo, talvez continuaríamos com uma certa vantagem do nosso oponente, já que seria poucos dias para assimilar a troca.

Mas a troca ocorreu no período de jogos de seleções, e isso pode fazer efeito, já que Tomas tuchel terá tempo – mesmo que seja 1 semana – para dar um “padrão” ao time. Com esse tempo, mesmo curto, é capaz de colocar já alguma coisa de sua “cara” ao time. ou seja a vantagem mental hoje está igual.

É verdade que também não ganhamos deles em Munique há uns 10 anos – na temporada 13/14. Depois disso, só mais duas vitórias em casa. Nas últimas partidas, principalmente em 20/21 tínhamos grande chance para vencer. 2 a 0 e era só matar, mas não fizemos, e tomamos a virada, talvez um dos vexames.

Eles têm perdido pontos, e agora a gente na liderança, o jogo fica bom para o Dortmund que não precisa ir ao desespero. O ideal, obvio que seria a vitória, e assim aumentar para 4 pontos. mas o empate não é uma mal negócio, mesmo se manter 1 ponto, mas não pode perder pontos bobos.

Pro Breno Benedito