Um sociólogo no Borussia Dortmund

Texto por Colaborador: 04/01/2018 -

O Borussia Dortmund iniciou seu campo de treino em Marbella. E também integrou um novo homem à beira do gramado: um sociólogo. Quando Peter Stöger fez seu primeiro treinamento em Marbella na terça-feira à tarde, um novo visual apareceu no campo. Um homem que permaneceu no fundo, mas seguiu de perto os exercícios atrás de seus óculos escuros.

Werner Zöchling ainda é desconhecido para o povo de Dortmund, um confidente dos treinadores. Os dois homens estão trabalhando juntos desde 2012. Já na Áustria em Viena e depois no 1. FC Köln, Zöchling apoiou seu compatriota. "Ele é um sociólogo profissional, um desenvolvedor pessoal" , diz Stöger.

"A questão aqui é sobre a comunidade, o grupo precisa encontrar um espírito de equipe para implementar os objetivos que queremos alcançar nesta temporada" .

Zöchling fica para assistir o treino em segundo plano, e assim preservar uma certa distância da equipe. Ele não vem como psicólogo, mas como desenvolvedor da equipe. Ele é capaz de detectar ou desencadear processos em um grupo para reconhecer se as coisas não estão indo bem. Ele já encontrou algo que pode ser melhorado no BVB e em sua equipe? "Werner é um bom cara, mas não um mágico ", diz Stöger e ri.

"Então ele poderia ganhar muito mais dinheiro em outras áreas do negócio, se ele pudesse reconhecer em uma hora tudo o que funciona e não funciona" .

Primeiro, Zöchling deve continuar a observar os auri-negros. Como vai acontecer, a questão permanece aberta: "Vamos ver", diz Stöger. "Foi diferente em minhas posições de treinador anteriores. Ele estará aqui uma e outra vez se acharmos que é importante que ele esteja conosco ".