Texto por Colaborador: Redação 10/09/2025 - 02:30

Por vezes, basta aguentar os momentos ruins — seja de forma proposital ou não. Na última quinta-feira, os jogadores do BVB Waldemar Anton e Pascal Groß assistiram durante 90 minutos à desastrosa derrota da seleção alemã por 2 a 0 diante da Eslováquia, mas não tiveram oportunidade de entrar em campo. O companheiro Maximilian Beier havia chegado recentemente e ainda não integrava o grupo convocado. Karim Adeyemi era o único representante do Dortmund em ação.

Três dias mais tarde, o panorama mudou completamente: na segunda partida das eliminatórias da Copa do Mundo contra a Irlanda do Norte, agora crucial após o revés em Bratislava, Anton e Groß estavam entre os cinco novatos no time titular de Julian Nagelsmann. Beier entrou como uma das primeiras opções do banco após cerca de uma hora. E esse trio teve papel decisivo para que o segundo jogo fosse significativamente mais exitoso.

Anton consolida posição na defesa alemã

Após a mudança para uma linha defensiva de três homens, como no clube, Anton atuou como zagueiro central, jogando de maneira cautelosa e discreta. Um drible arriscado na própria área e uma cabeçada perigosa durante um ataque alemão, momentos antes do segundo gol, foram seus lances mais destacados.

Contudo, seus 147 toques de bola, o maior número da seleção alemã, e uma precisão de 95% nos passes comprovam a influência do defensor no futebol nacional. Considerando as performances fracas dos concorrentes Jonathan Tah e Antonio Rüdiger, Anton avançou consideravelmente rumo a uma vaga fixa na titularidade.

Groß oferece equilíbrio no meio-campo

Groß teve bem menos contato com a bola. O veterano jogou 71 vezes na posição de segundo volante ao lado de Joshua Kimmich, mas não ofereceu impulso ofensivo relevante. Além disso, participou da sequência de erros que resultou no escanteio do gol de empate adversário. Mesmo assim, a visão de jogo e capacidade física do jogador de 34 anos provavelmente serão fundamentais, especialmente porque Leon Goretzka e Angelo Stiller não convenceram no setor.

Beier influencia sem muito tempo

Embora Beier tenha atuado apenas cerca de 30 minutos ao substituir o lesionado Niclas Füllkrug, ainda assim foi um dos responsáveis pelo triunfo por 3 a 1 sobre a Irlanda do Norte. Junto com Nadiem Amiri, trouxe novo dinamismo ao jogo como atacante central, abrindo espaços para os companheiros com movimentações inteligentes, e também participou do gol decisivo que fez 2 a 1. Apesar de não ter alcançado o cruzamento de David Raum, confundiu significativamente o goleiro Bailey Peacock-Farrell, permitindo que Amiri definisse.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram