Texto por Colaborador: Redação 24/12/2025 - 10:30

Após a participação na Premier League International Cup, disputada na Inglaterra, o Borussia Dortmund fez uma avaliação positiva do desempenho de alguns jovens da base. O diretor esportivo da academia do clube, Thomas Broich, destacou três nomes em especial: Mussa Kaba, Mathis Albert e Samuele Inacio, apontados como talentos com “grande potencial”.

Atualmente, Kaba já atua pelo time sub-23 do BVB desde o verão europeu, enquanto Albert fez recentemente sua estreia pela equipe reserva. Já Samuele Inacio passará a integrar o grupo após a pausa de inverno. Segundo Broich, a decisão de promover os jogadores tem uma explicação clara:

“O mesmo vale para Samu: porque ele se adaptou muito bem na competição em que compete – seja na liga juvenil da DFB ou na Liga Juvenil. Esses caras podem deixar sua marca nos jogos.”

Para o dirigente, o sub-23 representa uma etapa fundamental no desenvolvimento dos jovens. Em entrevista ao Ruhr Nachrichten, Broich explicou a importância desse ambiente: “Isso abala nos treinos de uma forma completamente diferente. Há uma tração diferente, uma dureza diferente, uma velocidade diferente, que pode ser sentida em cada ajuste isoladamente. Os sub-23 estão de fato localizados no futebol masculino. Esse é o próximo passo que eles precisam dar. Antes de sonharem grande conosco, precisam provar seu valor aqui agora.”

Ao comentar a evolução de Kaba e Albert, Broich destacou que o progresso não se limita a um aspecto específico do jogo: “Não há uma subárea em que eles tenham melhorado muito. É mais como se a cada salto que os meninos fazem, há um ajuste, e isso em tudo, porque tudo tem que ser mais limpo, tudo tem que acontecer mais rápido, fica mais físico.”

O diretor esportivo da base ainda ressaltou que ambos seguem em processo constante de adaptação: “Mussa e Mathis estão constantemente se adaptando em todos os níveis. Eles simplesmente não atingiram seu limite, seu limite ainda. Podemos continuar pressionando.”

Questionado sobre quando os três talentos poderão dar o salto para o elenco profissional, Broich evitou previsões: “Uma previsão assim é sempre um pouco duvidosa. Claro que você pode ter esperança e sonhar, mas no fim não faço ideia se eles estarão prontos em três meses ou talvez em um ano e meio.”

Ele também alertou para possíveis oscilações no processo de formação: “O desenvolvimento não é linear e nem sempre ascende. Há também um platô ou talvez até uma fase em que o jogador se desenvolve um pouco para trás.”

Mesmo assim, o dirigente se mostrou confiante: “Não espero que tudo aconteça da noite para o dia, mas os três têm um potencial tão evidente que podemos ter muita imaginação.”

O Borussia Dortmund ainda disputará mais duas partidas pela Premier League International Cup em janeiro, contra o West Ham United no dia 13 e diante do Sunderland no dia 21. Esses compromissos servirão como mais um teste para avaliar a continuidade do desenvolvimento dos jovens talentos do clube.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

147 pessoas já votaram