Texto por Colaborador: Redação 01/06/2023 - 23:50

Graças a uma primavera notável, o BVB II ainda conseguiu evitar o rebaixamento da 3ª divisão. Em março, os sub-23 do Borussia Dortmund ainda estavam na zona de rebaixamento, embora o técnico tivesse acabado de mudar. Mas exatamente essa mudança de treinador fez valer a pena no final.

O BVB II marcou orgulhosos 21 pontos nos onze jogos restantes e no final salvou a classe sem nenhum perigo. No surto final da temporada, o SV Elversberg, entre outros, foi derrotado, e também houve uma furiosa vitória por 5 a 0 fora de casa no pequeno Revierderby no MSV Duisburg.

Jan Zimmermann, que substituiu Christian Preußer em fevereiro, falou agora sobre o difícil início na subestrutura da Bundesliga, inicialmente desastrosa com cinco falências em seis jogos: "Os primeiros tempos foram muito cansativos e frustrantes", admitiu o técnico de 43 anos -old, que ainda teve que aguentar uma falência de 1: 2 no VfB Oldenburg, posteriormente rebaixado, como um ponto baixo.

Quando o preto e o amarelo caíram para a zona de rebaixamento, veio a experiência do olá acordado, como explicou Zimmermann: "Ficou muito claro internamente depois. Estávamos de costas para a parede. Isso abriu nossos olhos, ficou claro que temos que investir mais. Crescemos juntos, os processos ficaram mais sólidos."

O treinador principal do BVB II explicou como conseguiu depois regressar ao caminho do sucesso com a jovem equipe: "Os rapazes ganharam confiança naquilo que queremos fazer e fixaram-se individualmente de tal forma que se tornou um bom esforço de equipe. Conseguimos uma concentração diferente, um foco diferente e uma emoção diferente."

Njinmah quer começar no Werder Bremen na Bundesliga

Apesar de toda a batalha de despromoção na 3.ª liga ter sido muito desgastante, o treinador do Dortmund achou que poderia ter continuado "mais umas semanas".

Justin Njinmah, que veio emprestado do Werder Bremen no verão passado, tornou-se um grande titular do Westphalia U23s nas últimas semanas.

O centroavante marcou dez de seus 13 gols nesta temporada sob o comando de Zimmermann e também foi recomendado para o time do Dortmund. "Ele desempenhou um papel importante no fato de termos segurado a classe com tanta confiança", elogiou seu treinador.

Apesar dos esforços para colocar o nativo de Hamburgo permanentemente em Dortmund, Njinmah retornará inicialmente ao Werder Bremen, onde agora quer se destacar como profissional aos 22 anos.

"No final, você tem que aceitar que parte do meu trabalho é desenvolver jogadores que podem não conseguir permanecer no Borussia Dortmund porque o salto para o time da Bundesliga é muito grande. Vou manter meus dedos cruzados para Justin que ele leva o próximo passo, e eu realmente gostei dos meses com ele", diz Zimmermann sobre seu goleador nos últimos meses.