Texto por Colaborador: Redação 16/12/2023 - 00:00

Vários grupos de fãs organizados anunciaram o boicote com uma declaração uniforme em seus canais. Está assinado “The Fan Scenes of Germany”. O pano de fundo do anúncio é a possível entrada de um investidor da DFL, na qual os clubes votaram por estreita maioria na segunda-feira.

“O resultado da assembleia geral da DFL em relação à entrada de investidores representa um rompimento da barragem para a Bundesliga”, diz o comunicado. "O alegado diálogo em igualdade de condições com as bases tem sido uma frase vazia - agora temos de fazer ouvir as nossas vozes de outras formas! E para ser ouvido, ninguém ouvirá falar de nós. Pelo menos não nos primeiros doze minutos dos jogos do próximo fim de semana.”

O número doze representa o “muito elogiado 12º homem”, que, de acordo com o comunicado, “não está disposto a servir como moeda de troca para o acordo da DFL com investidores duvidosos em todo o país”. A declaração foi divulgada por torcedores de clubes da Bundesliga e de clubes da segunda divisão. Pode-se, portanto, presumir que não haverá cantos ou outros apoios nos estádios das duas principais ligas alemãs no fim de semana durante os primeiros doze minutos dos jogos.

Já houve vários protestos contra o possível acordo no fim de semana passado, antes da votação na assembleia geral da DFL. Os torcedores de vários clubes expressaram sua rejeição com faixas e pequenas coreografias. Houve protestos semelhantes repetidas vezes nas semanas anteriores.

“Vemos a entrada de investidores como um ataque fundamental ao esporte popular do futebol neste país”, continua a carta. “Os dirigentes podem vender os direitos de transmissão, mas ainda podemos influenciar as nossas próprias ações no produto da Bundesliga. Uniremos os nossos recursos colectivamente na luta contra a ganância e a arbitrariedade da DFL. Os diretores-gerentes da liga ainda poderiam impedir o desastroso projeto de investimento. “Vamos ficar de olho nesse caminho.” (kicker)