Texto por Colaborador: Redação 02/08/2023 - 14:15

O Borussia Dortmund não está fazendo grandes mudanças na atual janela de transferências. A equipe, que chegou muito perto do título da Bundesliga na temporada anterior, só será alterada seletivamente em termos de pessoal. As turbulências na estrutura de gestão da equipe são enormes. O novo homem forte é Emre Can.

O alemão foi promovido a capitão depois de Marco Reus ter deixado voluntariamente o posto. Junto com seus adjuntos Gregor Kobel e Niklas Süle, Can agora deve definir a direção. Muitas esperanças repousam sobre ele para poder comemorar um título na nova temporada pela primeira vez desde 2021. Como capitão, o jogador de 29 anos teria o privilégio de se tornar o primeiro jogador do BVB a receber o troféu. "É com isso que todo jogador sonha. Claro, meu objetivo é que tenhamos algo a comemorar como equipe no final da temporada. Mas temos que trabalhar duro para isso agora", disse Can ao Sport Bild.

A equipe também trabalhará na nova estrutura de gestão, na qual, além dos capitães, Julian Brandt e Sebastien Haller, por exemplo, também terão mais voz como membros do conselho da equipe. Mas Can está com o chapéu. "É importante saber que tipo de personagens você tem na equipe", explica o Frankfurter. "Você pode empurrar uma pessoa com elogios, a outra se você a provocar. Claro, também posso ficar barulhento quando as coisas não estão indo bem em campo e sinto que tenho que sacudir a equipe." No entanto, ele já havia feito isso antes de sua nomeação como capitão.

Nesse aspecto, Can era um porta-voz em campo mesmo sem a braçadeira, às vezes até mais do que Reus, embora usasse a braçadeira. O jogador de 34 anos foi bastante polêmico nesse papel de vez em quando. "O Marco era um líder muito bom, um capitão muito bom. Pude aprender muito com ele, e é algo especial assumir a braçadeira dele. Ele sempre se colocou a serviço da equipe", rebate Can. No entanto, ele também enfatiza que antecessores e sucessores são "dois tipos diferentes em campo". Como isso se manifesta deve ficar claro nos primeiros jogos competitivos do BVB. (Via Fussball.news)