Texto por Colaborador: Redação 26/04/2024 - 16:23

Borussia Dortmund e RB Leipzig brigam pelo quarto lugar da Bundesliga. As duas equipes agora se enfrentam no sábado, em Leipzig.

Há semanas, as duas equipes travam uma corrida pelo quarto lugar, o que se traduz em uma vaga confirmada na Champions League da próxima temporada. Enquanto o BVB esteve na liderança até ao final de março, o Leipzig ultrapassou-os na 28° rodada pela diferença de gols. Após o empate contra o campeão Bayer Leverkusen no último fim de semana, os auri-negros agora estão atrás do rival direto por dois pontos. O Leipzig está atualmente na quarta colocação, com 59 pontos, enquanto o BVB está na quinta colocação, com 57 pontos. "Ainda temos algum terreno a recuperar na Bundesliga. Queremos melhorar nossa posição na tabela", disse o técnico do BVB, Edin Terzic, antes do jogo. Os amarelos querem ultrapassar o Leipzig mais uma vez com uma vitória, idealmente com o ex-jogador do Leipzig Marcel Sabitzer a bordo.

O meio-campista pegou um resfriado recentemente e não treinou com a equipe na quinta-feira, mas deve voltar aos gramados com os colegas na sexta-feira. Terzic assume que o meio-campista estará apto para a ação. Há um ponto de interrogação maior sobre Donyell Malen, que está fora desde a pausa internacional em março. Depois de sofrer uma pancada no amistoso dos Países Baixos contra a Alemanha, "ele ainda não está a sentir-se bem. Agora ele também está resfriado, então não conseguiu completar sua reabilitação. Não está parecendo bom para o fim de semana", disse Terzic.

O treinador ainda ficará sem as ausências de longa data Ramy Bensebaini e Sebastien Haller no sábado, além dos suspensos Emre Can e Ian Maatsen (ambos com cinco cartões amarelos). Felix Nmecha ou Salih Özcan poderiam substituir o capitão. "Vamos aguardar o treino de hoje para depois tomar uma decisão. Claro, ambos são candidatos a assumir a função", disse Terzic, que provavelmente contará com Marius Wolf em uma das posições de lateral. "O Marius jogou desde o início no Gladbach e fez um bom jogo. É por isso que estamos muito confiantes de que ele também vai se sair bem amanhã", disse o treinador do BVB.

O Leipzig está invicto nos últimos sete jogos da Bundesliga, somando 19 dos 21 pontos possíveis neste período, mais do que qualquer outra equipe do campeonato. "A qualidade do Leipzig é indiscutível, eles vêm fazendo um bom trabalho há anos", enfatizou Terzic. "É uma equipe extremamente cadenciada, especialmente na frente, e é sempre perigosa quando tem espaço para se cruzar."

O BVB aprendeu isso da maneira mais difícil nos últimos anos, perdendo cinco de suas últimas seis partidas contra os saxões, incluindo o jogo no início da temporada, quando o BVB perdeu por 3 a 2 depois de perder Mats Hummels com cartão vermelho aos 15 minutos. "Mas também conseguimos gerar muita pressão, apesar de estarmos em menor número. Mostrámos que podemos fazer muito melhor contra eles do que nos últimos jogos", disse Terzic, que expôs a sua abordagem para o segundo encontro com eles esta época: "Temos de ser extremamente corajosos e aplicar pressão em todo o campo da mesma forma que fizemos nos últimos jogos". O treinador conta com uma maior estabilidade ("conseguimos reduzir o número de golos sofridos desde janeiro") e com a força da sua equipa fora de casa ("apenas uma derrota, em Estugarda").

Antes do embate com os rivais diretos pelo quarto lugar, Terzic vê "razões suficientes para estar confiante. Com todo o respeito ao Leipzig, queremos ser a equipe que aproveite o dia e salte um lugar na tabela." (Via BVB)