Texto por Colaborador: Redação 24/08/2023 - 12:06

O primeiro jogo fora de casa da temporada 2023/24 leva o Borussia Dortmund para um vizinho. No sábado, o BVB terá que jogar contra o Bochum.

"Quando se trata de derbies, todos pensam em Dortmund contra o Schalke. No entanto, nos últimos anos, você também pode sentir o quão importante o jogo é para o Bochum", disse o técnico do BVB, Edin Terzic, antes do confronto com os vizinhos. "Estamos definitivamente prontos, não importa o quão quente e intenso seja o jogo. Temos muita vontade e temos algo a compensar em Bochum." Pela terceira vez este ano, o BVB percorrerá a curta distância pela B1 até Bochum. Em fevereiro, os Pretos e Amarelos venceram por 2 a 1 nas oitavas de final da DFB-Pokal, e em abril a partida da Bundesliga terminou 1 a 1.

Muitas disputas, situações de um contra um em todo o campo e bolas paradas perigosas moldaram o jogo no passado. "Esse foi o obstáculo para muitas equipes. Eles pareciam muito bons na temporada passada, especialmente em casa", disse Terzic, que tem conversado com sua equipe desde domingo sobre como espera que seus adversários sejam, referindo-se ao recente empate em Bochum. "No primeiro tempo, conseguimos criar chances. No segundo, era o jogo que o Bochum tinha em mente: com muitas disputas, com muita passividade da nossa parte. Depois, será mais fácil para o adversário criar situações de um contra um." O treinador sublinhou: "Pretendemos mostrar as coisas que foram certas e promissoras do primeiro ao último minuto e jogar o nosso jogo em Bochum e não o deles".

O Bochum perdeu os dois jogos nesta temporada: foi eliminado nos pênaltis pelo Arminia Bielefeld na primeira rodada da copa e perdeu por 0 a 5 para o Stuttgart na abertura da Bundesliga. "Eles estavam muito insatisfeitos não só com o desempenho, mas também com a magnitude da derrota. Houve uma grande chance para o Bochum no primeiro minuto, eles deveriam ter assumido a liderança. Eles também não aproveitaram uma grande chance para fazer 1 a 2. Aí ficou claro. Isso vai irritá-los e fazê-los querer fazer muito pelo primeiro jogo em casa", disse Terzic.

O BVB venceu por 6-1 na DFB-Pokal no Schott Mainz e por 1-0 na estreia da Bundesliga frente ao Colónia e está invicto na ainda jovem temporada, mas o jogo em casa no passado sábado, em particular, não satisfez o treinador: "Havia espaços suficientes, mas não os encontrámos. É isso que abordamos esta semana." No campo de treinamento, o foco foi, portanto, em três temas ofensivos: posicionamento no centro, posicionamento na ala e uso dos espaços oferecidos para criar mais chances de gol.

Julian Ryerson não pôde treinar sem reclamações após ser substituído no jogo contra o Colônia devido a lesão nos últimos dias. Há o único ponto de interrogação por trás de seu uso. Caso contrário, todos os jogadores do jogo de Colônia estarão disponíveis novamente. Gio Reyna voltará aos treinos da equipe pela primeira vez nesta quinta-feira.

O Bochum tem três ex-Borussianos em Patrick Osterhage, Moritz Broschinski e Felix Passlack, que só se juntaram neste verão. Edin Terzic conhece Passlack desde os sub-16: "Ele fará tudo o que puder para nos vencer. Estou ansioso para vê-lo no sábado. Mas vamos encontrar as respostas certas para que possamos voltar a Dortmund como vencedores." (Via BVB)