Texto por Colaborador: Redação 18/01/2024 - 18:47

A primeira metade da temporada 2023/24 acabou. O jogo fora de casa contra o Colônia vai marcar o arranque da segunda metade da temporada para o Borussia Dortmund, neste sábado.

Mesmo após a vitória por 3 a 0 sobre o Darmstadt 98 no último sábado, o BVB está na quinta colocação da tabela, mas conseguiu somar três pontos sobre o terceiro colocado Stuttgart e o quarto colocado Leipzig. "Demos o primeiro pequeno passo em Darmstadt, e agora mais temos que seguir. O próximo está nos esperando em Colônia", disse o técnico do BVB, Edin Terzic, que ainda enfrenta dúvidas se os titulares Mats Hummels e Marco Reus estarão disponíveis para o jogo.

Hummels foi forçado a ficar fora do jogo contra Darmstadt devido a uma infecção. "Ele foi duramente atingido na semana passada, mas conseguiu fazer alguns treinos leves em campo novamente", disse Terzic. "Temos que ver como ele reage nas próximas horas." Reus também faltou ao treino desta quarta-feira devido a um resfriado. "Temos que esperar para ver nas próximas 24 horas", explicou o treinador do BVB. Caso contrário, a situação do elenco não mudou em relação à semana anterior. As duas novas contratações, Jadon Sancho e Ian Maatsen, também podem esperar mais minutos em preto e amarelo.

Pouco depois de assinarem seus contratos, há cerca de uma semana, a dupla fez a viagem para Darmstadt. Enquanto Maatsen estava no onze inicial e jogou o jogo inteiro, Sancho entrou na maior parte do segundo tempo, dando uma assistência nos primeiros minutos em uma partida há mais de quatro meses. "O Jadon chegou aqui com boas leituras [no exame médico]. No entanto, também sabemos como foram as últimas semanas e meses para ele. Estamos felizes a cada treino que ele possa estar em campo e que ele consiga chutar a bola todos os dias", disse Terzic. Os dois novos jogadores foram testados novamente esta semana "para obter as nossas próprias leituras". Ambos foram excelentes. Estamos felizes com isso, mas vamos tratá-los com cuidado". O lateral-esquerdo Maatsen, que está em sua quarta passagem por empréstimo longe de seu clube de origem, o Chelsea, "se encaixou muito bem e está ansioso para aprender. Ele foi ficando cada vez melhor à medida que o jogo foi passando e foi um dos nossos melhores e mais atraentes jogadores."

É provável que seja o caso novamente no sábado, em Colônia. O Colônia é o 17º colocado na tabela e empatou em 1 a 1 com o Heidenheim. Foi seu primeiro jogo sob o comando do novo técnico Timo Schultz, que havia substituído Steffen Baumgart. Schultz está atualmente lutando com a perda de seus três atacantes Luca Waldschmidt, Davie Selke e Mark Uth. "O Colônia ainda é um adversário complicado. Em casa, com a torcida por trás, eles têm feito boas atuações repetidas vezes, principalmente contra times do terço de cima da tabela", disse Terzic. "Eles terão que mudar algumas coisas por causa das lesões, então não está muito claro como eles vão para o jogo. Sabemos que eles vão jogar para ganhar. Eles serão agressivos. Será um desafio emocionante para nós." (Via BVB)