BVB.de / Oficial SiteO Borussia Dortmund venceu o Chelsea por 1 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. O BVB teve uma atuação forte, mas sem o capitão Marco Reus em campo. Assim como o veterano Mats Hummels, o atacante teve que ficar no banco de reservas por 90 minutos.
"No final houve um pouco de sorte. O Chelsea foi muito dominante, principalmente na fase final, não conseguimos defender tudo de forma limpa", resumiu o técnico Edin Terzic sobre o jogo no DAZN e elogiou especialmente seu goleiro Gregor Kobel: "O Chelsea tem um qualidade de ataque incrível, mas Gregor está em excelente forma. Sabemos: quando as coisas ficam apertadas, podemos contar com ele."
Enquanto Terzic elogiou quase todos os jogadores titulares do XI por seu forte desempenho, ele se viu sem explicações quando se tratava dos substitutos - especialmente o capitão Marco Reus! É claro que ele estava "profundamente triste" por Reus não ter sido usado, disse Terzic, que então, através de uma tentativa de apaziguamento, provavelmente inconscientemente colocou seu capitão no mesmo nível de todos os substitutos: "Não é apenas sobre Marco, outros caras que não foram substituídos.” Mas certamente faz diferença se o talento Soumaila Coulibaly não foi usado neste jogo importante - ou Marco Reus, que tem sido o rosto simbólico do Black and Yellows por dez anos.
Reus "respeita" a decisão
A entrevistadora Laura Wontorra também apontou esse fato e perguntou a Terzic se Reus deveria aceitar essa difícil decisão. Terzic tentou recuperar a soberania da interpretação e lecionou: "Aceitação é a palavra errada. Ele tem que respeitar, mas não aceitar. Ele pode mostrar nos treinos e nos próximos jogos que não aceita. Mas ele tem que respeitar agora." Terzic então garantiu que Reus também respeitou "totalmente" a decisão.
Duas razões pelas quais Reus não foi substituído
Então Terzic começou a se justificar no caso Reus. "Foi difícil mudar. Não queríamos mudar tanto porque sentimos que era uma boa opção. Depois tivemos de substituir os jogadores lesionados".
Em linguagem simples: Terzic aparentemente teve a sensação de que tinha mais chances de vencer o Chelsea sem Marco Reus - e ele se sentiu confirmado pelo decorrer do jogo. Ainda pode ter havido uma chance de Reus entrar, mas Terzic teve que mudar outras posições devido a lesão.
O sucesso dá razão ao treinador (por enquanto) - porém, o caso Reus provavelmente acompanhará o BVB por mais tempo, afinal ainda está em aberto se Reus receberá um novo contrato para a próxima temporada.
05/12
12:38
Kovac projeta duelo duro e pede foco para conquistar três pontos contra o Hoffenheim
05/12
11:21
Interesse do Chelsea esquenta debate sobre o futuro de Guirassy no Dortmund
05/12
11:10
BVB segue atento à evolução de Diant Ramaj e avalia próximos passos para o goleiro
05/12
05:00
Schlotterbeck hesita em renovar e a pressão aumenta nos bastidores do Dortmund
05/12
04:00
Guirassy já pensa em deixar o Dortmund ao fim da temporada
05/12
03:00
Boniface elogia Guirassy e defende permanência no Dortmund
05/12
02:00
Schlotterbeck pode finalmente ganhar descanso no Dortmund
04/12
12:18
Barcelona prepara oferta por Schlotterbeck em meio a estagnação nas negociações com o Dortmund
04/12
09:30
BVB tenta manter Anselmino e aguarda decisão do Chelsea
04/12
09:03
Direção do BVB pressiona elenco por desempenho máximo após eliminação na Copa
04/12
08:49
NBA planeja liga europeia e BVB aparece entre os clubes interessados
04/12
05:00
Jovem brasileiro desperta interesse do Dortmund, mas concorrência é acirrada
04/12
04:00
Dortmund na disputa: gigantes europeus cercam joia de 19 anos do Colônia
04/12
03:00
Sammer revela qual ídolo do título de 2002 gostaria de ter no Dortmund hoje
03/12
11:40
BVB anuncia renovação: Alexander Meyer assina até 2027
03/12
11:00
Interessado recua e BVB vê chance maior de permanência de Schlotterbeck
03/12
10:30
BVB toma decisão sobre Fábio Silva na janela de inverno, diz Sport Bild
03/12
09:25
Torcedores do BVB usam carta gigante para protestar contra medidas de segurança reforçadas