Texto por Colaborador: Redação 15/11/2022 - 03:41

Eventos de fãs nos EUA, amistosos também na Ásia. O mundo do futebol está cada vez mais se concentrando na Copa do Mundo no Catar, com alguns clubes da Bundesliga inicialmente indo para outros objetivos distantes. A pausa de mais de dois meses oferece tempo suficiente para promover a liga. Vários jogadores ainda precisam esperar dias de folga após os últimos jogos da Bundesliga no último fim de semana.

Os clubes estão lidando com a situação desconhecida, que o torneio foi adiado para o inverno, de maneiras muito diferentes. O extraordinário equilíbrio entre fardo e alívio, bem como a incerteza de quando os pilotos da Copa do Mundo retornarão, está se tornando um desafio para os clubes da Bundesliga.

Alguns clubes da primeira divisão estão apenas começando um programa de relações públicas no exterior, enquanto outros ainda têm treinamento ou amistosos. Alguns profissionais que não estão na Copa do Mundo ainda viajam para suas seleções. E alguns dos clubes mandam seus jogadores - se não estiverem classificados - imediatamente de férias até dezembro. Como o SC Freiburg, que volta a treinar no dia 5 de dezembro. "O parafuso é girado cada vez mais até quebrar", disse o técnico do Freiburg, Christian Streich, alarmado com o número de jogos.

Ele vê positivamente que dez semanas até o reinício de 20 a 22 de janeiro sem jogos competitivos sejam anunciados: "Acho ótimo, nunca tive um dia de folga em novembro. Não tenho problema de não haver jogos. Mais intenso do que nunca foi possível nos últimos meses", disse Streich. Como controlar o treino? "Colocando muito trabalho nisso."

"Território completamente novo": treinadores em troca

Um ano atrás, a primeira metade da temporada terminou em 19 de dezembro, pouco menos de três semanas depois, continuou. Desta vez o intervalo é muito mais longo do que o habitual, a 2ª divisão começa mesmo uma semana depois da Bundesliga. "Para nós, como treinador do clube, este é um território completamente novo", disse o treinador do Düsseldorf, Daniel Thioune, do "dpa". "Estamos em uma troca animada entre os treinadores porque não há valor empírico", relatou e previu: "Em princípio, a segunda metade da temporada pode ser vista como uma nova temporada".

Os planos não são tão fáceis, observou Julian Nagelsmann, do Bayern. Os campeões recorde inicialmente deram aos poucos jogadores que não estão na Copa do Mundo uma semana de folga. Então Nagelsmann tem um pequeno grupo antes de haver outra pausa de 10 de dezembro até o início de janeiro. O RB Leipzig continuará treinando até 10 de dezembro para manter o nível e "trabalhar algumas coisas", como explicou o técnico Marco Rose.

Vários clubes inicialmente viajam para o exterior. O Eintracht Frankfurt deve partir para o Japão na segunda-feira. O VfB Stuttgart embarcou no avião com os torcedores para o estado norte-americano do Texas, onde o 1. FC Köln chega nos próximos dias. Leverkusen já está no estado americano de Missouri. O Dortmund representará a Bundesliga em Cingapura e no Vietnã de 21 de novembro a 1º de dezembro. "A pausa única na temporada em novembro e dezembro significa um desafio incomum para todos os clubes. Foi importante para nós organizar essas semanas da melhor maneira possível para os jogadores que não estão participando da Copa do Mundo", disse o diretor esportivo. Sebastião Kehl.

Campo de treinamento em janeiro

A preparação intensiva começa no início de janeiro, com mais da metade dos clubes planejando um campo de treinamento. Os numerosos participantes da Copa do Mundo do FC Bayern viajarão de volta ao Catar apenas algumas semanas após o torneio, de 6 a 12 de janeiro. Mainz ainda tem dois campos de treinamento planejados, um em dezembro em Mallorca e outro em janeiro na Costa del Sol. Mönchengladbach, por outro lado, deliberadamente se abstém de fazê-lo. Dezembro será um "tempo livre de treinamento muito, muito projetado individualmente" com planos de treinamento, anunciou o treinador Daniel Farke. Em janeiro, ele não quis "dar dois dias de estresse de viagem".

O intervalo será "muito bom", disse o meio-campista do Leipzig, Xaver Schlager, comparando-o com a Áustria, seu país natal. Lá ele teve uma pausa de inverno de "quatro, cinco semanas". "Você não tinha a sensação de que o ar se foi em março. Você começa com uma nova energia", disse Schlager, cuja seleção não está classificada para a Copa do Mundo. Streich também quer pegar energia nas férias - e acompanhar a Copa do Mundo: Se ele não tem televisão, então ele não começa a "chorar".

Via Sport.de