Texto por Colaborador: 20/06/2018 -

Coluna do Augusto - Seguimos na janela de transferências, hoje em vez de falar chegadas, ire citar saídas, mais especificamente, uma saída: Sokratis Papastathopoulous, zagueiro que chegou ao Borussia em 2013, se firmou em uma defesa que possuía um grande zagueiro na época, Mats Hummels, hoje no Bayern, seguiu no time após a saída do mesmo e de certa forma Thomas Tuchel e Peter Bosz utilizaram-no como “pilar defensivo”. A questão que fica com a possível venda de Sokratis para o Arsenal é essa: Ele fará falta para a desastrosa defesa do Borussia Dortmund na última temporada ou simplesmente precisamos agradecer que o Arsenal está pagando mais que o dobro do que o Dortmund pagou para tirar ele do Werder Bremen na época? Para isso vamos voltar um pouco...

Como disse Sokratis chegou ao clube auri negro após uma boa temporada na defesa do Werder Bremen, ajudando o time com a manutenção na Bundesliga e consequentemente seu estilo de jogo brigador e de força física foi extremamente importante. Logo após, Borussia que tinha sido finalista de Champions League na época decidiu pagar aproximadamente 10 milhões de euros para contar com o zagueiro grego.

Logo após sua vinda para o Borussia Dortmund não demorou muito para se firmar ao lado de Mats Hummels, fazendo uma temporada muito boa e dando de certa forma segurança ao setor que tinha acabado em baixa na temporada passada. Mesmo depois da saída do nosso melhor zagueiro na época, Hummels, ele seguiu como titular e virou principal referência defensiva, pelo menos no ponto de vista do nosso técnico, Thomas Tuchel. Logo após, na temporada 2016/2017 vimos um certo declínio de rendimento nas atuações de Sokratis e também parecia não ser mais o mesmo de temporadas anteriores… Mesmo que o Borussia tenha terminado muito bem, terceiro na classificação geral, a defesa deixou a desejar em vários aspectos.

Novo técnico e talvez uma possível forma de retomar o nível que teve nas temporadas, 2013- 2016. Mas isso não aconteceu, Borussia apostava em um novo técnico: Peter Bosz, que tentou implementar um estilo novo de jogo no qual o clube não se adaptou, a defesa sofreu demais, Töprak e Sokratis sentiram demais e além de sentirem demais, apareceram em várias partidas sendo expostos e tendo suas fragilidades mostradas, pouco puderam fazer. Já no segundo semestre, Peter Stöger, chega arruma casa e faz com que o Borussia termine numa posição que o garanta na próxima Champions League, quarto colocado.

A chega de um zagueiro, titular da seleção suíça e vindo diretamente do futebol suíço, Manuel Akanji, fez com que a defesa desse um salto de rendimento e trouxe mais segurança, hora com Sokratis, hora com Töprak.

Sokratis teve 50 aparições nessa temporada, marcou 3 gols e recebeu 9 cartões amarelos e 1 vermelho, entre UEFA Champions League e Bundesliga. O jogador recebeu duras críticas após a primeira parte da temporada e até teve uma segunda metade interessante jogando ao lado de Akanji.

Deixo aqui a pergunta, Sokratis tem a proposta e o acerto ainda não foi oficializado, a proposta é de 17 milhões de euros e deve ter o rumo ao clube inglês Arsenal. Para você torcedor, Sokratis deve permanecer ou essa grana é mais que bem-vinda e devemos renovar nossa zaga?

Por  Augusto Edinger / @gutoedr