Texto por Colaborador: Redação 11/10/2023 - 16:50

O Borussia Dortmund é uma das três equipes ainda invictas esta temporada, após sete rodadas, o portal da bundesliga.de citou as razões para a melhora crescente dos auri-negros e por que eles podem jogar no topo novamente em 2023/24.

O BVB não só permaneceu invicto na atual temporada da Bundesliga (como Bayer Leverkusen e Bayern de Munique), como agora está invicto em 15 jogos da Bundesliga ao longo da temporada - a maior sequência de qualquer equipe da Bundesliga. Uma cena da 7° rodada foi indicativa da sequência do BVB este ano: com o resultado em 2-2 frente ao Union Berlin, o Dortmund rapidamente melhorou através de Marco Reus. O jogador foi quem colocou a bola na direita para Julian Brandt, que marcou para fazer e virar o jogo a favor dos auri-negros, que chegaram a marcar mais um gol no final.

Foi um dos cinco dos últimos 15 jogos sem derrota na Bundesliga em que o Dortmund inicialmente começou atrás, mas ainda não perdeu (duas vitórias e três empates). Aliás, o BVB sofreu apenas uma derrota na Bundesliga no ano de 2023 (2-4 no terreno do Bayern Munique, na 26° rodada da temporada passada). Desde o início do ano, o Borussia somou nove pontos a mais do que qualquer outro clube da Bundesliga.

Só a vitória por 4 a 2 sobre o Union foi a terceira virada do Dortmund. Antes disso, houve exatamente o mesmo jogo na 4° rodada diante do Freiburg (4-2 depois de 1-2) e na 2° rodada houve um empate 1-1 em Bochum depois de ter começar perdido por 0-1. Em 2023/24, nenhum clube da Bundesliga somou mais pontos atrás do que o BVB.

Um dos motivos para isso é a alta qualidade que o técnico Edin Terzic pode trazer do banco. Um bom exemplo é o jogo contra o Union Berlin, no qual Giovanni Reyna, Niklas Süle, Sébastien Haller e Salih Özcan foram substituídos, além de Brandt, para dar uma lufada de ar fresco. Se você pode subir como o BVB, você não precisa se preocupar com a rotação nas semanas cheias.

Antes da temporada 2023/24, alguns especialistas eram da opinião de que Mats Hummels não teria chances contra Nico Schlotterbeck e Süle na luta por um lugar regular no quarteto de trás. No máximo, Hummels tinha a chance de jogar se o BVB jogasse com uma linha de três zagueiros. Foi uma história semelhante para Reus no início desta temporada, quando o veterano (lembre-se, voluntariamente) renunciou à capitania e teve que ficar no banco por 90 minutos no início da temporada.

No entanto, ambos rapidamente silenciaram seus críticos: Hummels tem o segundo maior tempo de jogo entre os zagueiros do BVB na atual temporada da Bundesliga (atrás de Schlotterbeck), venceu 61% de seus duelos e marcou um gol contra o Freiburg na 4ª rodada. Depois de Olaf Thon, Michael Zorc, Holger Fach, Bernd Nickel e Willi Neuberger, ele é apenas o sexto jogador a marcar pelo menos um gol em 16 temporadas consecutivas na Bundesliga. Ao mesmo tempo, Hummels substituiu Frank Mill como o jogador mais velho do Dortmund na Bundesliga. Devido ao alto nível de desempenho atual, o jogador de 34 anos chegou a ser chamado de volta à equipe da Alemanha por Julian Nagelsmann.

Reus marcou três vezes nas últimas quatro rodadas da Bundesliga e deu uma assistência. Ele é o artilheiro do BVB junto com Donyell Malen e apenas Brandt esteve diretamente envolvido em mais gols na atual temporada da Bundesliga (seis) do que Reus (quatro). As "velhas mãos" do BVB vivem atualmente sua segunda primavera e são mais uma vez importantes do que nunca para o Dortmund.

Com uma mentalidade de retorno, um banco forte e jogadores experientes em ascensão, o BVB está batendo à porta novamente nesta temporada. Faltando apenas sete rodadas para o fim, resta saber se o Dortmund conseguirá sempre alcançar as equipes atualmente fortes, como Bayer 04 Leverkusen, Stuttgart e Bayern, sem perder fôlego. (Via Bundeslga.de)