Depois de muitos insultos do público ao super talento do Borussia Dortmund, Youssoufa Moukoko, no Revierderby Sub-19 em 18 de outubro (2: 3), a Federação Alemã de Futebol (DFB) condenou o Schalke 04 a uma multa de 6.000 euros. O clube também deve aumentar o número de comissários para jogos na A-Junioren-Bundesliga para pelo menos 20 e desenvolver um conceito que "inclua uma intervenção eficaz e adequada em caso de insultos do setor dos espectadorres".
"Nós, como DFB, nos opomos claramente a todas as formas de discriminação e racismo no campo de futebol", disse o juiz Torsten Becker. "Os insultos desumanos e ameaças de violência contra Moukoko tiveram essa motivação, que não podemos e não vamos tolerar. Portanto, uma sanção correspondente teve que ser pronunciada aqui."
O fato de o Schalke ter se desculpado imediatamente e iniciado a investigação foi incluído para mitigar a pena. Moukoko de apenas 15 anos marcou os três gols na vitória do BVB. Ele depois foi coberto com xingamentos e ameças de morte.