Texto por Colaborador: 25/06/2021 -

Caso Jadon Sancho deixe o Borussia Dortmund no verão, o clube precisa urgentemente de um substituto de alta qualidade. Um nome que surge repetidamente neste contexto é o da potência inglesa Noni Madueke. Quem é o homem que supostamente virou a cabeça do BVB?

A formação de Noni Madueke é bastante incomum para um jovem talento inglês. Depois de o londrino ter passado alguns anos nas forjas juvenis de Crystal Palace e Tottenham Hotspur, mudou-se para o PSV Eindhoven, na Holanda, aos 16 anos.

Lá ele aprendeu com um certo Ruud van Nistelrooy, entre outros. "Quando se trata de meu trabalho ofensivo e gols, não há melhor mentor", diz Madueke com entusiasmo sobre a lenda do Orange, que lhe deu muitas dicas até hoje.

Mesmo na juventude, Madueke sempre jogou com grupos de idades mais avançadas e aos 17 fez sua estreia profissional. Em 2020/2021, o técnico Roger Schmidt finalmente o promoveu definitivamente ao time principal.

Com sucesso: Na temporada passada, Madueke foi uma das estrelas cadentes da Eredivisie com sete gols e seis assistências e jogou de forma tão espetacular que chegou a ser convocado para a Seleção Inglesa para o Campeonato Europeu Sub-21 em março.

Na mídia, Madueke é repetidamente comparado ao compatriota Jadon Sancho. Na verdade, os dois alas são tipos diferentes de jogadores.

Enquanto o comparativamente magro Sancho impressiona com seu drible turbo e sua astúcia, o estilo do canhoto Madueke é mais angular e físico.

"Ele é uma potência de jogador, tecnicamente muito bom", disse o técnico da seleção Sub-21 da Inglaterra, Adrian Boothroyd, recentemente caracterizando seu protegido.

Em muitos aspectos, Madueke é parecido com o futebol de Ousmane Dembélé, que já se destacou no BVB: os dois adoram passar pela ala direita em um ritmo insano e, em seguida, chegar ao meio e finalizar com um soco forte.

Em contraste com o frances, no entanto, o spread com Madueke ainda é bastante grande. Suas ações têm que ser mais precisas, aqui e ali o jovem também quer passar a cabeça na parede.

Isso não deve ser uma surpresa: Madueke não é um jogador acabado, mas um diamante bruto que teria que ser lapidado em Dortmund.

BVB flerta com Noni Madueke: fonte e concorrentes

Já em maio, o "Bild" noticiava que o BVB estava interessado em Madueke, que, portanto, é considerado o sucessor ideal de Jadon Sancho pelo time preto e amarelo. Este último pode deixar o Borussia no verão, o pôquer de transferência com o Manchester United está em pleno andamento.

Cerca de 90 milhões de euros acenam ao Dortmund no caso de venda de Sancho, para Madueke, por outro lado, segundo o "Bild", apenas 15 milhões de euros seriam devidos. É claro que outras fontes assumem montantes superiores a 30 milhões de euros.

Apesar disso, o "Ruhr Nachrichten", afiliado ao BVB, fez o mesmo em meados de junho e escreveu sobre os jogos mentais do terceiro lugar na tabela da temporada anterior da Bundesliga. O diário holandês "De Telegraaf" atingiu a mesma nota pouco antes.

O próprio Madueke também leu os rumores e disse recentemente à "ESPN": "É uma honra ser nomeado como o sucessor de Jadon Sancho. Ouvi isso, não vou negar."

Claro, Borussia Dortmund não é o único candidato: Bayern, RB Leipzig, VfL Wolfsburg, OSC Lille, Atalanta Bergamo, Milan, Leeds United e Leicester City também devem lidar com a estrela cadente.

No duelo de lances com a competição europeia, a excelente reputação do BVB como trampolim de carreira pode ser uma possível vantagem, afinal, dois talentos da ilha já chegaram à seleção principal no passado recente.

Primeiro Jadon Sancho, depois Jude Bellingham - e logo Noni Madueke também?