Texto por Colaborador: Redação 03/10/2023 - 03:19

No exercício 2022/23, o Borussia Dortmund gerou vendas de 418,2 milhões de euros. O BVB nunca gerou tanto dinheiro em seus mais de 100 anos de história de clube. Incluindo as receitas de transferência, o desempenho total do grupo sobe mesmo para 515,4 milhões de euros. E os salários continuam a subir.

“Deixamos a escuridão para trás”, disse o Ruhr Nachrichten, citando o diretor-gerente Hans-Joachim Watzke, no final de agosto. O chefe do BVB apresentou os números pós-Covid significativamente melhorados na conferência de imprensa anual. Depois de uma perda de mais de 150 milhões de euros em anos anteriores, o BVB está agora de volta ao azul. Manteve-se um excedente de 9,55 milhões de euros.

As coisas também parecem completamente obscuras nas contas privadas de chefes e profissionais. No último exercício financeiro, ganharam salários significativamente mais elevados no BVB do que no ano anterior. Isto emerge do relatório anual disponível para o RUHR24.

Salários do BVB revelados: Isto é quanto ganha Hans-Joachim Watzke

Os diretores executivos Hans-Joachim Watzke, Thomas Treß e Carsten Cramer têm um salário combinado de quase 6 milhões de euros incluindo bônus. No ano anterior foram pouco mais de 4 milhões de euros. O aumento significativo pode ser explicado principalmente pelo fato de terem sido pagos 1,3 milhões de prémios relacionados com o desempenho (no ano passado devido à Corona: 0 euros).

Mas os salários do trio de gestão também aumentaram em geral: Watzke recebeu um salário base de 2,4 milhões de euros pelo seu trabalho como CEO (ano anterior: 2,2 milhões de euros). O diretor financeiro Thomas Treß recebeu 1,07 milhões de euros (ano anterior: 0,95 milhões de euros), assim como o chefe de marketing Carsten Cramer (ano anterior: 0,97 milhões de euros).

Os jogadores do Borussia Dortmund também puderam esperar uma carteira maior no último exercício financeiro. De acordo com o BVB, as despesas com pessoal para a área de jogadores licenciados aumentaram 2,2 por cento, para 185,1 milhões de euros. Os vencimentos base da área de licenciamento ascenderam a 129,1 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 8,5 milhões de euros. Os prémios de desempenho pagos passaram de 22,2 milhões de euros para 25,5 milhões de euros.

As coisas parecem diferentes nos setores amador e juvenil. Aqui a despesa financeira com pessoal caiu: enquanto era de 15,3 milhões de euros em 2021/22, o valor investido caiu para 14,8 milhões de euros em 2022/23.

 

Via Ruhr24