Texto por Colaborador: 26/07/2021 -

Blog da Muralha Amarela - Olá amigos auri-negros, sejam muito bem-vindos a mais uma coluna. Espaço esse para falar do nosso querido BVB. Aqui, todas as opiniões são válidas. Também esperamos respeito ao próximo, sem xingamentos e ofensas. Concordar ou discorda é o que engrandece o debate. Sem mais delongas, o tema da semana é: Quem é a nova aposta do BVB - Donyell Malen.

Depois de uma longa novela, muito disse me disse, eis que finalmente o BVB acertou a sua grande contratação para a temporada, o holandês Donyell Malen. E aqui quero falar um pouco sobre esse ponta, que além de ser a principal contratação – também vestirá a 17 -, que torna ainda mais um grande desafio para o atleta de 22 anos.

Primeiro o que temos que desfazer é que Malen é Malen e Sancho é Sancho – coisa obvia né? -, mas muita gente já vem falando que ele é o sucessor do ex-camisa 7 auri-negro. Não, não é, pois cada um tem o seu estilo, sua forma de jogar, e definitivamente fazer comparações nesse momento á algo bizarro.

São características completamente opostas. Enquanto Sancho atua pelo lado direito, Malen atua não só pelo lado esquerdo como também entra na área. O meia inglês faz gols, vimos isso na antepenúltima temporada 19/20 – no qual marcou 20 e deu mais 20 passes -, mas o forte dele é preparar as jogadas. Já o novo reforço a principal características é ir para dentro.

Além disso, na última temporada, o ex-camisa 9 do PSV marcou 27 gols e 45 jogos. E jogou praticamente de centroavante, ou seja, não atuou igual ao Sancho. Também escutei que “A ele jogou na Holanda, um campeonato inferior”, ou “Agora ele vai pra uma liga mais forte e vamos ver se é tudo isso”.

Temos que dar tempo ao tempo, tirar a pressão sobre ele. Concordo em partes que o Campeonato holandês está distante do alemão e entre outros. Mas mostrou potencial, e isso faz diferença. Ele chega a um novo campeonato, num país novo, nova língua, será de muita daptação. Nem todos são Sancho, Haaland, Ronaldo, Romário que chega e se adapta fácil.  

E ainda mais um peso, jogar com a 17. No caso do BVB o número 17 representa uma grande responsabilidade – o último foi Haaland -, mas já contou com Alba e com alguns brasileiros. Então temos que apoiar e deixar ele jogar como outros jogaram. Ter paciência que temos um grupo bom e com as peças se encaixando poderá ser uma grande temporada.

Por Breno Benedito