Texto por Colaborador: Redação 19/09/2024 - 09:12

O Borussia Dortmund teve um início de campanha bem-sucedido na  Champions League em Bruges nesta quarta-feira, com três golos tardios dos suplentes Jamie Gittens e Serhou Guirassy. "No final, foi crucial que continuássemos. No mundo ideal, a qualidade que trazemos do banco ganha jogos. Hoje foi assim", disse Nuri Sahin.

Gittens marcou os gols para fazer 1 a 0 e 2 a 0 com duas belas ações individuais aos 76 e 86 minutos, Guirassy marcou de pênalti nos acréscimos. Não era nada incomum que o jogador que sofreu a falta cobrasse o pênalti, mas era incomum que o capitão Emre Can suspendesse a hierarquia dos arremessadores sem mais delongas. Não foi ele, que converteu oito dos oito pênaltis do Borussia no campeonato, que se apresentou, mas deixou para a nova contratação Guirassy fazer a execução. "Emre mostrou o instinto certo", elogiou Sahin e depois prestou homenagem ao atirador de sucesso: "A maneira como ele acertou foi muito boa. Isso o ajuda ainda mais em termos de autoconfiança." Em sua segunda aparição pelo BVB, foi o primeiro gol do atacante, que está lesionado há semanas.

Guirassy definiu o ponto final. Gittens marcou em uma fase para fazer 1 a 0 para o Borussia, quando Bruges estava em vantagem e se tornava cada vez mais corajoso. Este gol do substituto foi ainda mais importante. "Todo jogador quer jogar desde o início. Mas mesmo eu só posso colocar onze", disse Sahin aos jogadores que esperavam em vão por um onze inicial. Ele disse especificamente sobre Gittens: "Jamie quer dar o próximo passo. Queremos que ele dê o próximo passo." O treinador chamou o estilo de jogo do atacante, que completou 20 anos há apenas algumas semanas, de "mais maduro" e acrescentou: "O fato de ele ter um mano a mano incrível e uma finalização muito boa não é novidade para mim. Se ele agora adquiriu o gosto por marcar gols, será difícil pará-lo. Ele é muito bem-vindo para fazer isso desde o início." Sahin estava ciente dessa estatística? Gittens marcou sete de seus nove gols na Bundesliga e na Liga dos Campeões como um "coringa", como fez na estreia do campeonato contra o Frankfurt.

O resultado final é de três pontos. "Foi importante começar com uma cesta de três pontos em um jogo que às vezes foi mais conosco, às vezes mais com o adversário, no qual tivemos alguns problemas no jogo contra a bola e no primeiro tempo no contra-ataque", concluiu Sahin: "O importante é que saibamos por que o adversário teve essas chances. Vamos discutir isso com os rapazes e esperamos encontrar melhores soluções se um adversário jogar da mesma forma em um futuro próximo."

Venceu por 3 a 0, os três primeiros pontos estão na conta. A tabela - terceiro lugar antes dos jogos restantes na quinta-feira - ainda não é significativa. O modo parece emocionante. E em todo o caso, já trouxe consigo uma inovação. Na véspera do jogo, os jogadores do Borussia sentaram-se juntos na sala de jantar por um longo tempo e olharam para os monitores de TV. A partida entre Real Madrid e Stuttgart foi exibida. Então você pode estudar os dois próximos adversários na Bundesliga e na Liga dos Campeões ao mesmo tempo.

(Via BVB)