Texto por Colaborador: Redação 22/04/2023 - 15:30

O Borussia Dortmund subiu ao topo da tabela da Bundesliga com uma vitória por 4 a 0 sobre o Eintracht Frankfurt, conquistando três pontos no Signal Iduna Park pela oitava partida consecutiva.

O Dortmund havia perdido a oportunidade de empatar em pontos com o Bayern de Munique quando desperdiçou duas vezes a liderança em Stuttgart no fim de semana passado, mas a derrota do Bayern para o Mainz no início deste sábado deu ao Die Schwarzgelben uma chance de ouro de subir ao topo da Bundesliga. O jogo começou frenético, com muita ameaça de ataque em exibição de ambos os lados, mas foi a cabeça fria de Jude Bellingham que colocou o time da casa na frente. Depois de receber um passe de Julian Brandt na entrada da área, o internacional da Inglaterra girou magistralmente sobre Chritopher Lenz e chutou calmamente no canto inferior.

O Dortmund consolidou a liderança apenas cinco minutos depois, quando um cabeceamento imponente de Karim Adeyemi liberou Donyell Malen na frente dos zagueiros, e o artilheiro holandês marcou. Apesar da vantagem de dois gols, o nervosismo dos homens de Edin Terzic foi evidente, já que a linha da frente do Frankfurt mostrou que tinha capacidade para voltar ao jogo, e Gregor Kobel foi testado por Eric Dina Ebimbe, enquanto a vantagem auri-negra foi quase garantida antes do intervalo. Mats Hummels aproveitou para se juntar ao ataque para desviar o cruzamento de Raphaël Guerreiro para o segundo poste de Trapp.

O segundo período começou exatamente como o primeiro havia terminado. Embora ainda pareça frágil na defesa, o Dortmund foi implacável no ataque e as chances choveram no gol do Frankfurt. Trapp teve que estar em sua melhor forma para negar a Bellingham seu segundo, enquanto o cabeceamento de Sébastien Haller passou longe da marca. Foi apenas quando o Frankfurt começou a criar algumas de suas próprias chances que o Der BVB marcou mais uma vez. Uma jogada de ataque fluida terminou com Adeyemi passando por Malen pela segunda vez no jogo, e mais uma vez o holandês finalizou com precisão no canto mais distante.

O quarto gol significou o fim de qualquer intenção dos visitantes, e a retaguarda alvinegra garantiu uma vitória enfática. Enquanto a espera por uma vitória na liga continua para o Frankfurt em queda livre, os torcedores do Dortmund ousam sonhar que seu time pode finalmente derrubar o reinado de 10 anos do Bayern. Com apenas um ponto entre os dois clubes mais famosos da Alemanha, com cinco partidas restantes, Die Borussen parece mais provável do que nunca que eles podem retornar à glória da temporada de 2011/12 e trazer o Meisterschale de volta ao Ruhr.

Na sexta-feira da próxima semana, o BVB visitará o VfL Bochum, seguido de dois jogos em casa contra o Wolfsburg e o Gladbach.

FICHA

Bor. Dortmund: Kobel – Ryerson, Hummels, Schlotterbeck (25º Süle), Guerreiro (70º Wolf) – Can – Brandt (70º Reus), Bellingham (77º Özcan) – Malen, Haller (77º Moukoko), Adeyemi

Frankfurt: Trapp – Tuta, Hasebe (70ª taxa), Lenz – Buta, Rode (52º Borré), Sow, Knauff (46º Kamada) – Dina Ebimbe (84º Alidou), Götze – Kolo Muani (70º Aaronson) Banco: Meyer, Reyna, Modeste

Gols: 1-0 Bellingham (19', Brandt), 2-0 Malen (24', Adeyemi), 3-0 Hummels (41º, Guerreiro), 4:0 Malen (66º , Adeyemi)