A mudança de Mats Hummels do Bayern para o BVB causou sensação no verão. O fato de o zagueiro voltar a Dortmund não era, porque o jogador tinha mais de uma opção. Antes de Mats Hummels concordar em voltar para o BVB, o defensor claramente investigou o mercado. "Ele falou com vários clubes", revelou o diretor executivo do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, em uma entrevista ao "Bild am Sonntag".
No entanto, o BVB acabou por ser a única equipe interessada que também apresentou uma oferta. "Apenas Dortmund se aproximou de nós", disse Rummenigge. O fato de Hummels virar as costas ao Bayern é também e sobretudo devido a Niko Kovac. "Mats jogou uma boa segunda parte da temporada, ele teve uma conversa com Niko e queria saber se ele estava programado para ser uma peça regular", disse Rummenigge. Nesta conversa, Kovac disse ao zagueiro que havia muita competição no Bayern e ele não podia garantir a ele um lugar regular. "Mats nos pediu para sair", disse Rummenigge.
Por uma taxa básica de 31,5 milhões de euros, Hummels finalmente voltou para Dortmund. No entanto, esse valor pode aumentar para 38 milhões de euros devido a pagamentos de bônus acordados. Caso o BVB se torne campeão na temporada 2019/20, no entanto, isso não afetaria os pagamentos de bônus. "A Bundesliga não está incluída", disse Rummenigge. Parece diferente, no entanto, se o BVB celebrar algum sucesso na Champions. Se o Dortmund for bem sucedido na Liga dos Campeões, mais dinheiro fluirá para Munique. Ele concordou com este modelo em consulta com Uli Hoeneß, disse o CEO de Munique.
Rummenigge saúda o fato de o BVB estar novamente a rivalizar com o Bayern na luta pelo campeonato: "Em geral, penso que é bom para nós, o Dortmund, e finalmente outra equipe entrar na temporada com o objetivo de se tornar campeão". De acordo com Rummenigge, os grandes investimentos do Dortmund no mercado de transferências também se devem ao Bayern: "O fato de o Dortmund ter perdido por pouco o título na temporada passada foi obviamente doloroso para eles, o que foi certamente a razão pela qual foram fortes no mercado e tão ativos ".