No passado e no presente, a seleção alemã de futebol é composta em grande parte por profissionais de clubes importantes. Acima de tudo, o Bayern e o BVB estão representados por numerosos jogadores. Uma circunstância que pode resultar numa desvantagem “enorme” para a dupla gigante no verão de 2025, como alertou agora o diretor da equipe DFB, Rudi Völler.
Como ex-diretor esportivo e diretor administrativo do Bayer Leverkusen, Rudi Völler poderia realmente estar satisfeito com o fato de que “seu” Werkself poderia começar a temporada 2025/26 da Bundesliga com uma vantagem, mas como diretor da seleção alemã de futebol, Völler tem o panorama geral em mente e, portanto, olha com desconfiança para o verão esportivo que se aproxima.
Entre outras coisas, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA (14 de junho a 13 de julho) está chegando, o que Völler não gosta nada, pelo menos não do momento.
"Basicamente, entendo a ideia de realizar tal torneio. Mas é preciso encontrar uma boa data para isso. O próximo ano é ruim", disse Völler em entrevista ao "Welt am Sonntag". Porque o Mundial de Clubes não é o único grande evento do futebol em meados de 2025.
Völler: “Isso é muito superficial para mim”
Völler lembrou que em junho também se realizará o Campeonato da Europa Sub-21, no qual também estarão representados numerosos jogadores da Bundesliga, bem como a Final Four, o torneio final, da Liga das Nações. Mas mesmo que a equipe da DFB não consiga isso, o fardo será alto.
"Se perdermos isso, haverá duas eliminatórias para a Copa do Mundo. E depois quatro semanas de Mundial de Clubes", disse Völler, irritado porque os profissionais quase não descansam.
A coisa toda está “demais” para os jogadores. O homem de 64 anos não quis aceitar argumentos de que os craques “ganham muito e têm que saber dar conta”. "Mas isso é muito superficial para mim. Vemos quantos clubes reclamam de jogadores lesionados", lembrou.
Völler: Algumas equipes da Bundesliga têm vantagem
O Borussia Dortmund já teve azar com lesões esta temporada e o Bayern também não foi poupado. Ambas as equipes participarão da Copa do Mundo de Clubes no verão de 2025.
Völler avisou: "Equipes como o Bayer 04, Leipzig ou Frankfurt sentirão que estão cinco pontos à frente na próxima temporada da Bundesliga, após o Mundial de Clubes". Ao mesmo tempo, “Munique e Dortmund terão enormes desvantagens físicas em comparação com a concorrência”, enfatizou Völler.
Segundo o antigo treinador alemão, os jogadores nacionais em particular terão de lidar fisicamente com as muitas nomeações. “Como eles vão se recuperar desse estresse sem férias de verdade?”, alertou. A Bundesliga começa no dia 22 de agosto, e a primeira rodada principal da Copa DFB acontece uma semana antes. Para muitos clubes, os preparativos começam em meados de julho, quando acaba de terminar a Copa do Mundo de Clubes.
via sport.de