Texto por Colaborador: Redação 14/06/2025 - 03:00

O diretor esportivo da Federação Alemã de Futebol, Rudi Völler, fez duras críticas à sobreposição entre o novo Mundial de Clubes da FIFA e o Campeonato Europeu Sub-21, chamando a situação de "frustrante".

A Euro Sub-21 começou nesta quarta-feira, com a Alemanha estreando contra a Eslovênia na quinta. No entanto, a atenção ao torneio pode ser ofuscada com o início do Mundial de Clubes neste fim de semana, nos Estados Unidos.

— "É frustrante que esse Mundial de Clubes exista no formato atual. Entendo a ideia, mas disputar o torneio ao mesmo tempo que um Campeonato Europeu Sub-21 é claramente ruim", declarou Völler ao jornal Bild.

O impacto do conflito de datas já é sentido: a seleção alemã sub-21 perdeu jogadores importantes, como Jonas Urbig e Tom Bischof (ambos do Bayern), além de Maximilian Beier e Karim Adeyemi (Borussia Dortmund), que estão com seus clubes disputando o torneio da FIFA.

Apesar da crítica à organização, Völler evitou responsabilizar os clubes:

— "É claro que entendo que clubes como Bayern ou Dortmund levem seus jogadores para o Mundial. Seria hipócrita da minha parte dizer que deveriam liberá-los. Se eu estivesse no lugar deles, provavelmente faria o mesmo."

O dirigente também demonstrou preocupação com a possibilidade de o Mundial de Clubes passar a ocorrer com mais frequência do que os atuais planos quadrienais sugerem:

— "Hoje está previsto para acontecer a cada quatro anos. Mas, sinceramente, ainda não confio muito nisso. Não me surpreenderia se fosse realizado com mais frequência — e espero que isso não aconteça, porque não acho que seja uma boa ideia."

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram