Reprodução BVB TVLogo após o apito final da partida contra o Holstein Kiel pela Bundesliga, Lars Ricken concedeu entrevista ao canal Sky e não poupou elogios ao treinador Niko Kovac.
Como está o clima logo após a partida?
"Totalmente aliviado. Estamos comemorando aqui como se tivéssemos conquistado um título, embora no final seja apenas o objetivo mínimo. Mas acho que podemos ver claramente como estamos extremamente felizes. Quem imaginaria há algumas semanas que nos despediríamos assim dos nossos torcedores?"
Houve algum momento em que você começou a acreditar que algo ainda era possível, que a classificação para a Champions League ainda poderia ser alcançada?
"Foi o jogo contra o Barcelona. Uma partida incrível. Ali aconteceu o último clique para o time: seria realmente muito legal se jogássemos a Champions League novamente no próximo ano."
O que estamos vivenciando agora nas arquibancadas? Alívio ou euforia?
"Se isso que estamos ouvindo não é euforia, então o que seria? Há alguns meses estávamos em 11º lugar. Estou no BVB há muito tempo, e todos os outros treinadores me perdoem, mas acredito que o que Niko fez aqui é uma das maiores façanhas de treinador na história do BVB."
Como ele conseguiu trazer constância para este time tão instável?
"Acho que o próprio time também assumiu responsabilidade. Isso ficou claro após a demissão do Nuri. Não pode ser sempre apenas o treinador. Nesse sentido, havia uma atenção máxima. No início, Niko elevou muito a confiança deles. No momento em que a autoconfiança surgiu, ele então apontou os problemas e fez cobranças. Por isso era tão importante para mim contratá-lo. Porque ele traz uma experiência brutal, como jogador e em suas passagens como treinador. E você sempre leva algo disso. É claro que é ótimo que nós, como Borussia Dortmund, estejamos nos beneficiando disso agora."
O que passou pela sua cabeça após o apito final?
"É meu primeiro ano, foi uma montanha-russa. No final, éramos os caçadores - mas no final, o caçador sempre vence. Foram muitas decisões que tive que tomar. Há dois anos jogamos contra o Mainz. Emocionalmente, aquilo foi diferente. Tratava-se do título alemão. Mas a diferença financeira entre o quarto e o quinto lugar é completamente diferente de terminar em primeiro ou segundo. Nesse sentido, tiramos um peso enorme dos nossos ombros."
O que significa a classificação para a Champions League em termos de planejamento? Isso permite manter jogadores como Guirassy e ainda reforçar o elenco?
"Nos últimos jogos, os jogadores mostraram que querem jogar pelo Borussia Dortmund na Champions League no próximo ano. Portanto, o agradecimento também vai para os jogadores que estão aqui no campo comemorando, por terem tornado isso possível. Vamos aproveitar este momento aqui e agora, depois teremos alguns dias de folga, então continuamos com a Copa do Mundo de Clubes e depois disso vamos pensar no futuro."
23/01
03:30
Borussia Dortmund segue em posição sólida no ranking dos clubes mais ricos do mundo
23/01
02:00
Baumgart não entende críticas ao Dortmund: "Uma das melhores equipes que enfrentaremos"
23/01
01:00
Duranville deixa Borussia Dortmund e é emprestado ao Basel em busca de sequência
22/01
11:00
Quinten Timber deve recusar o BVB e encaminha transferência para a França
22/01
10:25
BVB acompanha joia brasileira e observa próximos passos na Croácia
22/01
10:00
Imprensa aponta falhas recorrentes e questiona nível do elenco do BVB
22/01
09:44
Hummels critica expulsão no jogo do BVB e cobra revisão das regras
22/01
05:00
Watzke aposta em nova fase de instabilidade do Bayern
22/01
04:00
Negociação com Nmecha: BVB define cronograma para renovação
22/01
03:00
Dortmund busca blindar jovem promessa Kaba
22/01
02:00
Julien Duranville perto de deixar o BVB: transferência para o Basel está encaminhada
21/01
11:00
BVB vê Premier League observar Felix Nmecha para o próximo verão
21/01
10:30
Concorrência inglesa: Fulham intensifica interesse em Oscar Bobb, alvo do BVB
21/01
10:00
“Fracasso total” em Londres: Hummels faz críticas duras ao BVB após derrota para o Tottenham
21/01
09:42
Imprensa critica atuação do BVB após derrota para o Tottenham: “Assustador em intensidade e desarmes”
21/01
05:00
Borussia Dortmund muda estratégia e aceita cláusulas de saída em contratos
21/01
04:00
Negociação por jovem lateral brasileiro enfrenta obstáculo inesperado
21/01
03:00
Jogadores do BVB lamentam atuação fraca na derrota para os Spurs