Texto por Colaborador: Redação 13/07/2022 - 10:25

O Borussia Dortmund ampliou sua coleção de títulos no juvenil na última temporada. O Sub-19 auri-negro venceu na final do campeonato alemão fora de casa contra o Hertha. Algumas figuras influentes da equipe já fizeram sua estreia na equipe profissional, algumas também estão na pré-temporada sob o comando de Edin Terzic. Lars Ricken explica como o novo treinador é importante para a próxima geração.

"Provavelmente não há treinador do departamento profissional da Bundesliga que conheça os jovens jogadores, bem como Edin Terzic", especula o diretor do centro de desempenho júnior ao Ruhr Nachrichten. "Isso é simplesmente um presente para nós, porque ele contribuiu muito em sua função como Diretor Técnico no setor juvenil."

Terzic observou muitos jogos e sessões de treinamento e também teve conversas um-a-um com inúmeros talentos. "Ele conhece os caras do Sub-23, Sub-19 e Sub-17 e pode avaliar todos eles. Isso é uma libra e muito legal para os caras", diz Ricken.

Os fatores para a equipe da Bundesliga na nova temporada podem incluir Jamie Bynoe-Gittens, Tom Rothe ou Lion Semic, que já haviam feito suas estreias sob o comando de Marco Rose. Na pré-temporada, no entanto, inúmeros outros talentos estão envolvidos, que devem se desenvolver parcialmente no Sub-19, em parte no Sub-23. Ricken enfatiza que todo jovem jogador tem que seguir seu próprio ritmo.

"Há tantos caminhos que levam ao topo. Nem sempre tem que ser o salto direto. Atualmente, há dois exemplos maravilhosos: Luca Kilian e Amos Pieper", explica o ex-jogador internacional. Ambos os zagueiros centrais vêm da equipe júnior do BVB, fizeram o avanço na Bundesliga após estações no Sub-23 e abaixo do Oberhaus. De acordo com Ricken, apenas jogadores absolutamente excepcionais como Youssoufa Moukoko conseguem dar o passo da próxima geração para o departamento profissional sem nenhum desvio. "Claro, também queremos que todos se desenvolvam o mais rápido possível. Mas também é muito importante que demos a todos o tempo necessário", explica o homem de 46 anos. (Via Fussbal.news)